A edificação, que está sendo erguida em um terreno localizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, é fruto de um acordo de cooperação técnica envolvendo a SSP, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec) e UFS.
O Instituto de Análise e Perícia Forense (IAPF) compreenderá oito laboratórios de perícia forense: Toxicologia forense, Genética forense (DNA), Química Legal, Entomologia Forense, Informática Forense, Fonética Forense, Biologia Forense e Antropologia Forense. O novo prédio é formado por dois pavimentos com um total de 900 metros quadrados. “A disponibilização desse novo espaço está possibilitando a captação de recursos oriundos do Ministério da Justiça, através da Senasp, cuja destinação está sendo empregada na aquisição de equipamentos utilizados no funcionamento dos laboratórios”, explicou João Batista.
Com a implantação do IAPF será possível a realização em Sergipe de exames nos campos comuns à Criminalística e à Medicina Legal, fornecendo a prova material e científica através de laudos periciais e produção de conhecimento técnico e científico na área forense. “Alguns equipamentos já estão chegando para que após a entrega do prédio, que acontecerá no mês de novembro deste ano, possamos iniciar a montagem e dá início a uma nova era na área forense de Sergipe”, explicou a diretora do IAPF, Maria Auxiliadora.
Dentre os modernos equipamentos, já se encontra em Aracaju o Cromatógrafo, utilizado para exames toxicológicos, adquirido pela Senasp com investimento de R$ 308 mil. Ainda este ano a SSP receberá um Microscópio eletrônico de varredura para análise, uma luz forense utilizada para levantamento de vestígios biológicos em local de crime entre outros produtos tecnológicos. “A ideia é que até o próximo ano estejamos com os laboratórios montados e em funcionamento”, pontuou o diretor da Coordenadoria Geral de Perícias da SSP, Adelino Lisboa.
Ainda segundo Adelino, essa nova realidade só será possível graças a nova política adotada pelo Governo Federal que vem investindo na compra de equipamentos para a modernização dos institutos forenses de Estados que possuem espaços físicos modernos e adequados para as práticas. “O Governo Federal tem investido fortemente na materialização das provas, fornecendo equipamentos para os Estados que dispõem de espaços físicos propícios e profissionais habilitados para o desenvolvimento das técnicas forenses. Sergipe já faz parte dessa realidade e desde 2011 que estamos recebendo equipamentos. Próximo ano chegarão mais equipamentos que sofisticarão ainda mais o nosso instituto”, finalizou Adelino.
Participaram também da visita às obras do novo prédio o representante da Sedetec José Haroldo Sampaio Barros, que na oportunidade representou o secretário Saumínio Nascimento, o diretor-presidente do Sergipe Parque Tecnológico, Marcos Wandir, e a diretora da assessoria de planejamento da SSP, Alessandra Fabiana.
Agência Sergipe de Notícias