O vereador Jailton Santana (PSC), usou a Tribuna durante o Grande Expediente, na sessão da última quarta-feira, 15/8, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para denunciar que a máquina administrativa da Prefeitura de Aracaju está sendo utilizada para beneficiar o grupo político apoiado pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). De acordo com o parlamentar, alguns ex-secretários municipais, que são candidatos, continuam dando expediente em algumas pastas. “Várias secretarias foram loteadas e estão a serviço de candidatos que exerceram essas pastas. A Justiça Eleitoral, que atua de forma direta em Aracaju, deve ficar de olhos abertos nessas irregularidades”, afirma.
Jailton também chamou a atenção para alguns serviços públicos que estão sendo desenvolvidos pela prefeitura. Para o vereador, as comunidades que estão sendo contempladas são as que irão receber alguma ação da candidatura do seu agrupamento político. “A campanha eleitoral tem trazido benefício a várias comunidades da capital. Infelizmente, alguns serviços públicos só estão sendo feitos onde há carreatas e passeatas na qual o prefeito Edvaldo Nogueira compartilha”, destaca. O parlamentar lembra que isso é usar ilegalmente o serviço público a favor de determinado candidato e deve ser combatido pela Justiça Eleitoral. “Enquanto vários pontos de Aracaju, os buracos tomam conta, o prefeito não toma providências, a não ser que seus correligionários estejam fazendo ação no local. Isso é utilizar a máquina administrativa para fazer campanha política”, assegura.
Compra de voto
Jailton Santana aproveitou o discurso para parabenizar uma matéria da jornalista Kátia Santana, publicada na edição desta quarta-feira do Jornal da Cidade, que fala sobre a compra de votos na eleição deste ano. “Essa matéria reflete bem o momento de hoje. Tenho informações de que já estão pagando até R$ 50 por voto”, afirma. O vereador fez um apelo para que a população tenha consciência do processo eleitoral. “Se tem quem vende, é porque existem políticos corruptos que compram voto, então que receba esse cidadão na sua casa e pegue o dinheiro, mas vote com responsabilidade porque o voto não tem preço, tem consequência”, frisou.
Aparte
O vereador Fábio Mitidieri (PSD), em aparte, rebateu o discurso do vereador Jailton Santana . Para Fábio, a posição de Jailton, só demonstra a sua grande insatisfação com o governo. “Não consigo entender o seu posicionamento. Se o nosso governo não chega à comunidade é ausente, mas se chega é por causa do período eleitoral”, destaca. Fábio ressaltou que o cronograma de obras da prefeitura continua sendo desenvolvido normalmente. Para o parlamentar, a mesma rua pela qual passa o seu candidato, passa o da oposição. “Os benefícios não dependem e nem sofrem interferência do período eleitoral. Entende que o benefício fica, independentemente do período. Ele é para o povo, não é para o candidato”, complementou.
Assessoria Parlamentar