O aposentado Emanuel Barreto dos Anjos conhece bem a dificuldade de acesso ao conjunto residencial Sol Nascente, em Aracaju, onde reside há mais de 30 anos. Ao cruzar com uma maquete da duplicação do viaduto do Detran em um dos shoppings da capital, Emanuel não escondia o entusiasmo com a melhoria. “Os moradores do Sol Nascente não tinham mais esperança de melhoria no trânsito no nosso conjunto. Sair e chegar ao Sol Nascente sempre foi estressante e essa obra é uma grata surpresa. Apesar dos transtornos que estamos enfrentando agora, tenho certeza que irá melhorar muito a acessibilidade na região. Estamos animados”, disse.
As maquetes da duplicação do viaduto do Detran são amostras dos benefícios que o empreendimento trará para o trânsito e mobilidade de Aracaju. Executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), via Departamento de Estradas de Rodagens (DER), a obra proporcionará mais fluidez no tráfego de veículos, duplicando a capacidade do atual viaduto e criando um novo anel viário, que facilitará o escoamento do trânsito nos bairros Ponto Novo, Sol Nascente e Jabotiana.
Conforme o secretário de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa, as maquetes ficarão expostas até a entrega do novo viaduto. “O governador Marcelo Déda determinou que fizéssemos duas maquetes físicas e colocássemos em exposição em locais de muita visitação. Os shoppings foram escolhidos porque reúnem vários serviços, bancos, escolas, entretenimento. As maquetes mostram a obra em sua totalidade. Elas são interessantes no sentido de uma satisfação para a sociedade e mostram que, com paciência, iremos melhorar esse desconforto momentâneo e expor os benefícios da obra”, informou.
Andamento da obra
Com 35% da obra concluída, o novo viaduto está orçado em R$ 20 milhões. Seguindo um cronograma técnico para esse tipo de edificação, 273 estacas metálicas já foram cravadas de um total de 277, o que possibilitou a concretagem de quatro blocos de coroamento dos nove previstos. Com a elevação de oito pilares dos 28 projetados, os operários já trabalham na armação de aço e confecção da forma das travessas. A primeira das sete travessas que sustentarão as 112 vigas pré-moldadas já foi implantada.
“Já estamos trabalhando a parte da estrutura, com 273 estacas cravadas, das 277.
Estamos com quatro blocos concretados e mais de cem homens trabalhando em ritmo acelerado. É mais uma obra estruturante em Aracaju. A duplicação do viaduto do Detran é importantes porque a região é um ponto de conflito. Quem sai dos conjuntos Sol Nascente, Santa Lúcia e JK é obrigado a passar por ali. Se quiser ir para a Zona Sul, pela Tancredo Neves, tem que passar por ali. O viaduto Carvalho Déda já criou alternativas para o deslocamento. Com a duplicação, não teremos mais esse tipo de problemas. O motorista terá a opção de fazer diversos caminhos. Nossa expectativa é entregar a duplicação no fim de dezembro, início de janeiro”, disse Valmor.
O autônomo Gilvan Santana, morador do bairro Inácio Barbosa, aprovou a iniciativa da Seinfra em disponibilizar as maquetes. “Foi uma boa ideia colocar maquetes para informar a população porque assim podemos enxergar melhor a obra. Deveriam colocar em outros pontos, como rodoviária e mercado para aproximar a população dos serviços que o Governo realiza”, opinou.
Trabalhando nas imediações do Detran, o casal Edivânia e Carlos Frukck observaram a maquete com atenção. “Trabalhamos atrás do Detran. Com certeza a duplicação do viaduto vai melhorar a mobilidade na região”, disse Carlos.
Secretaria de Estado da Comunicação Social/Governo de Sergipe