A juíza eleitoral Maria Luiza Ribeiro, da 12ª Zona Eleitoral, Lagarto, acatou, neste sábado (14) o pedido de impugnação dos candidatos a prefeito daquele município, Valmir Monteiro (PSC), que tentava a reeleição, e Williame Fraga (Lila), do PSDB, além de mais 30 candidatos a vereador.
A impugnação de Valmir Monteiro foi solicitada pela coligação que dá apoio a Lila, em razão de atraso no registro. Segundo o processo de pedido de impugnação, Valmir Monteiro teria utilizado o prédio do fórum para fazer toda ata de homologação do seu nome para disputar a reeleição e fez o registro por volta das 22 horas do sábado (30), quando o prazo já havia se expirado desde as 19 horas.
A impugnação de Lila Fraga, solicitada pela coligação que apóia Valmir Monteiro, porque o candidato tucano tem o seu nome citado na relação dos inelegíveis. Ele é acusado de não ter prestado contas do Fundo Partidário, quando era tesoureiro do PTB, há 11 anos.
No processo, o advogado da coligação liderada por Valmir Monteiro alegou que mesmo com Lila Fraga tendo feito um acordo para pagar a dívida, isso não o inocenta do desvio de recursos.
Vereadores – Além da impugnação dois candidatos a prefeito, um pelo PSC e outro pelo PSDB, a juíza impugnou a candidatura de aproximadamente 30 candidatos à Câmara Municipal de Lagarto, entre ele alguns nomes que tentavam a reeleição.
Entre os impugnados está o presidente da Câmara Municipal de Lagarto, o Xexéu (PSD) e de mais três vereadores, como Jocélio (PSC), Fraga e Carminho da ambulância que tentavam a reeleição, além de outros candidatos que ainda não tinham mandatos.
O presidente da Câmara, Xexéu, teria sido impugnado por questões de irregularidades na prestação de contas, outros porque não passaram no teste para verificação didática, apesar de terem apresentado certidão de que tinham cursado o segundo grau.
Só neste domingo (15) é que os impugnados serão informados oficialmente da impugnação pela juíza eleitoral e podem recorrer junto ao TRE em Aracaju e até ao TSE, em Brasília. Segundo fonte de Lagarto, a coligação de Lila Fraga já está com recurso pronto para dá entrada, enquanto o grupo liderado por Valmir Monteiro imaginava que o candidato não seria impugnado.