O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju lamentou a manifestação ocorrida nesta terça-feira, dia 10, por populares que quebraram um veículo da VCA, e, conforme as palavras do seu superintendente José Carlos Amancio, disse que repudia “qualquer ato truculento que ponha em risco a vida de passageiros bem como dos profissionais rodoviários que cumprem sua jornada diária de trabalho superando as adversidades atendendo da melhor maneira possível os usuários do sistema de transporte do município de Aracaju e região metropolitana”.
Em horário de pico, principalmente nos dias de chuva, a operação se torna ainda mais lenta, mas, segundo o superintendente Amancio, toda a programação operacional do sistema contempla veículos para atender a demanda nesses horários. “Só não prevê engarrafamentos, semáforos sem priorizar o coletivo, pontos de paradas, quebra molas e outros, o que infelizmente não acontece nos horários fora do pico onde nossos veículos circulam praticamente vazio, o que deveria também ser observado pelo poder publico”, frisou ele, apontando que os congestionamentos são um dos propiciadores da superlotação nos ônibus.
De acordo com Amancio, nessas linhas Circular’s rodam 18 veículos. “Linhas essas que descaracterizaram o sistema integrado aumentando o custo sobre maneira e ainda por cima não atendem adequadamente os desejos da população”, reclamou ele, que ponderou também: “falar em sobrepor linha é querer de fato comprometer ainda mais o sistema de transporte de Aracaju e região metropolitana, que hoje já sofre por estar a mais de um ano sem reajuste tarifário quando todos os seus itens de planilhas de custos que compõe a tarifa foram reajustados, a exemplo do salário dos rodoviários em 10% e o tíquete alimentação em 20%”.
“Colocar mais ônibus para circular implica em mais custos, e como as empresas podem fazer isso se o Município não cumpre com os reajustes tarifários de forma a garantir o equilíbrio econômico-financeiro do sistema? Mesmo operando com planilha tarifaria defasada os empresários do setor vem realizando anualmente investimentos melhorando e a frota de ônibus da cidade”, completou Amancio.
O superintendente defendeu ainda a adequação dos pontos de ônibus, bem como a instalação de disciplinadores de filas, entre outras melhorias que o Poder Público precisa realizar. “O que aconteceu hoje foi uma fatalidade, nós lamentamos muito, mas sabemos que muitos motivos contribuem para tirar o cidadão do sério. E com certeza se ver num ponto de ônibus sem qualidade, com um tumulto para entrar no ônibus, em um dia de chuva contribui ainda mais com insatisfação”, considerou ele.
“Precisamos de terminais adequados para receber os passageiros assim como os pontos de parada com disciplinadores de fila, com placas indicando itinerários e outras ações que certamente irão contribuir para uma melhor qualidade no atendimento dos passageiros do sistema que não têm culpa e por direito devem usufruir de um atendimento num ambiente de melhor qualidade”, disse Amancio.
Raissa Cruz – Assessoria de Comunicação