Depois de longas e sucessivas conversas, o ex-governador João Alves Filho (DEM) e os irmãos Eduardo e Edivan Amorim selaram a aliança, visando o processo eleitoral deste ano.
A decisão foi fechada por volta das duas horas da madrugada, depois de várias reuniões das quais participaram João, o ex-deputado federal José Carlos Machado – que é o candidato a vice – o deputado federal André Moura, presidente estadual do PSC, o deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), e outros aliados de ambos os lados.
Antes do início da convenção e do discurso final, durante toda a manhã, ocorrem várias reuniões para ajustar alguns detalhes com líderes dos partidos do bloco. “Havia uma expectativa muito grande em torno dessa aliança. 95% dos democratas ansiavam por isso”, declarou Venâncio, que chegou a anunciar que seria pré-candidato, atendendo a uma “orientação” da direção nacional do se partido.
Ninguém quis falar nos moldes do entendimento, mas o que se comenta nos bastidores é de que algumas condições foram definidas, visando o processo eleitoral de 2014. Não havendo possibilidade de acordo com João, os Amorim chegaram a cogitar uma aliança com o deputado federal José Almeida Lima (PPS), que na sexta-feira, circulou ao lado de André Moura por alguns municípios sergipanos.
“Seria Almeida Lima. Estávamos conversando e tudo se encaminhando para isso, mas Machado telefonou para Amorim e disse que pretendia ter uma nova conversa, pois vislumbrava uma luz”, afirmou um dos líderes que participaram de todas as conversas, ao pedir reservas do ano.
Com a composição, João passa a contar com cerca de dez minutos de tempo de televisão, durante o horário eleitoral gratuito. O deputado federal Antônio Carlos Valadares Filho (PSB), cujo vice é a deputada estadual Conceição Vieira (PT), tem algo em torno de 14 minutos disponíveis.