O Senado Federal aprovou nesta tarde o empréstimo de US$ 70.275 milhões do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD–Banco Mundial) para o Projeto Águas de Sergipe. O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) agradeceu ao Presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB-AP), pela celeridade na aprovação. “Agradeço por atender ao pleito de Sergipe e votar esse empréstimo nesta sessão. Os recursos serão voltados para as populações rurais do semi-árido, agreste e litoral que serão beneficiados com a revitalização da Bacia do Rio Sergipe”, declarou.
Valadares lembrou a presença do Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado de Sergipe, José de Oliveira Junior, do secretário de Meio Ambiente do Estado de Sergipe, Genival Nunes, e do Subsecretário de Recursos Hídricos do Estado de Sergipe, José Ailton Rocha, que vieram acompanhar os resultados.
O Projeto Águas de Sergipe busca promover o uso mais eficiente e sustentável da água na Bacia do Rio Sergipe, por meio do fortalecimento da governança da água e da melhoria das práticas produtivas de manejo da água e do solo e da qualidade da água. Visa atender obras de saneamento básico e revitalização o rio nas regiões do semi-árido, agreste e litoral. Pela manhã foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e seguiu para aprovação no Plenário em caráter de urgência.
Por Ana Paula Dourado (Brasília)