Profissionais concursados, bem preparados, com porte de arma, recebendo salários dignos e que irão atuar em uma instituição moderna e bem estruturada. Essa é a realidade encontrada pelos 100 novos guardas municipais que foram empossados na manhã desta sexta-feira, 15, pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. Durante o evento, realizado no auditório do Banese, o chefe do executivo municipal também promoveu por avanço vertical da classe operacional, 30 guardas que passam do nível II para o III.
Após a assinatura do termo de posse e de promoção, a guarda Lorena de Góis, que passou no concurso em primeiro lugar, falou em nome de todos os aprovados. Ela destacou que, apesar de existir há tanto tempo, a Guarda apenas conseguiu mostrar seus reais objetivos nos últimos dez anos. “E isso tem ocorrido de forma tão notória que hoje a Guarda Municipal de Aracaju é amplamente reconhecida pelos relevantes serviços prestados à sociedade aracajuana”, afirma.
Lorena agradeceu ao prefeito pela realização do concurso. “Devemos, a partir de hoje, nos encher de orgulho em poder representar a Guarda Municipal de Aracaju e agradecer, primeiramente a Deus, por esta merecida conquista, nossos pais, familiares, amigos e especialmente ao prefeito Edvaldo Nogueira que, com muita audácia e dedicação, conseguiu de forma extraordinária realizar um concurso tão complexo em tão pouco tempo e ainda concluir no dia de hoje a nossa realização como novos servidores públicos municipais”, frisou.
Valorização
O guarda municipal, Wilton Rodrigues de Jesus, recebeu com alegria a promoção para GM3. Visivelmente emocionado, ele agradeceu ao prefeito e ao major Edênisson Paixão, diretor da GMA, pela valorização da corporação. “Quero parabenizar o major Edênisson pelo brilhante trabalho à frente da Guarda e queremos agradecer ao prefeito pelo empenho na valorização da categoria, pelo trabalho de reestruturação, modernização e valorização da Guarda Municipal e a qualificação dos seus integrantes. Eu levaria aqui bastante tempo detalhando cada uma dessas situações, contudo, quero resumi-las em duas simples palavras: muito obrigado”, disse.
Construção
O prefeito fez questão de ler o nome dos 100 novos guardas e dos 30 que receberam suas promoções. Para ele, o momento é muito significativo, pois coroa o processo de construção da instituição no município de Aracaju. “Quando chegamos na Prefeitura em 2000, com Marcelo Déda prefeito e eu vice, a Guarda existia, mas de maneira muito precária. Era composta de cargos comissionados, não existia carreira, não tinha concurso, nem curso de formação inicial. Trabalhamos então para profissionalizar a GM e construir uma instituição que pudesse, dentro dos preceitos constitucionais, colaborar com a segurança pública no Estado”, frisou.
Lembrando que pesquisas mostram que a segurança é uma das grandes preocupações da sociedade moderna, Edvaldo destacou que hoje a corporação ainda tem grandes desafios a enfrentar, mas que se encontra hoje bem estruturada. “Estamos diante de um grande desafio que é o de combater a violência e para isso precisamos dotar nossa cidade de instrumentos capazes de instrumentos capazes de enfrentar e reprimir esse mal que tanto preocupa a sociedade”, pontuou o prefeito.
O chefe do executivo municipal falou sobre os principais avanços implementados na Guarda Municipal de Aracaju. “Investimos na aplicação de recursos que possibilitaram um aparelhamento nunca visto na história da Guarda em nossa cidade e colocamos em prática o plano de carreira, fizemos a compra de viaturas, motos, bicicletas, conquistamos o porte de arma, promovemos cursos de formação e hoje é com grande felicidade que estamos ampliando o efetivo”, enfatizou.
Atuação
De acordo com o major Edênisson, a sociedade é a maior beneficiada com a contratação dos novos guardas. “Eles já começam a trabalhar agora no Forró Caju, realizando um serviço simples, que é na revista dos portões, acompanhados pelos guardas antigos. Após o término do Forró Caju eles retornam para as salas de aula para aprenderem mais sobre suas funções e então eles serão direcionados para as diversas modalidades de serviço da Guarda Municipal de Aracaju”, explicou o diretor da Guarda.
Efetivo
Com a contratação dos 100 concursados, o efetivo sobe de 350 para 450 guardas. Além da modernização da corporação por meio da compra de equipamentos que possibilitam condições de trabalho dignas, a Prefeitura investiu ainda na qualificação e valorização dos profissionais. Em março deste ano, os Guardas Municipais receberam a notícia de que teriam incorporada aos seus salários, a gratificação especial de segurança pública em duas parcelas: janeiro e dezembro. Eles também tiveram incorporadas ao salário a gratificação de periculosidade (30%) e passaram a receber o auxílio uniforme no valor de R$ 820 reais.
Agência Aracaju de Notícias