A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou, hoje (15), a importância das discussões que estão sendo travadas na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que começou na quarta-feira (13) e vai até o próximo dia 22, no Rio de Janeiro.
“Os desafios são enormes. Está em jogo, sobretudo, o compromisso de Nações com o desenvolvimento sustentável”, afirmou a parlamentar sergipana, observando que os participantes debatem dois grandes eixos: a “economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “governança global para o desenvolvimento sustentável”.
Para ela, os debates da Rio+20 devem resultar na construção de projetos que foquem questões fundamentais como a inclusão social, a redução da miséria e o estímulo à sustentabilidade nos países mais pobres. “É importante e necessário que muita coisa se materialize na Rio+20”, disse.
A agenda estabelecida pelos chefes de mais de 200 países, de acordo com a senadora, aponta para a construção de mudanças consideráveis, especialmente, no que se referem à redução das desigualdades sociais e ao comprometimento com o meio ambiente, tornando-o um aliado do progresso.
“Não podemos continuar com a ideia de que meio ambiente e desenvolvimento não andam pari passo”, afirmou Maria, adiantando que alguns grandes desafios estão colocados na ordem do dia. Entre eles, citou a parlamentar, estão a redução da pobreza e a geração de emprego e renda, “tudo aliado a uma comportamento favorável ao meio ambiente”.
Para a democrata, todos devem estar atentos aos cumprimentos dos compromissos assumidos e que compõem os documentos elaborados durante esses dias de discussões.
Assessoria de Imprensa