Após receber reclamações de vários aracajuanos, Jailton Santana (PSC) usou a tribuna na Sessão Plenária desta quarta-feira, 13/6, para solicitar o apóio dos demais vereadores com relação a projeto que impede determinadas cobranças por parte da empresa geradora de energia do Estado, a Energisa.
Um dos exemplos dessas cobranças é com relação à retirada de postes quando solicitada por moradores. “Muitas pessoas procuram a empresa para retirar alguns postes que incomodam, por exemplo, ao construir garagem ou andar superior de casas. A rede elétrica tem causado prejuízo. As pessoas que procuram têm que custear o serviço”, destacou.
Segundo o vereador, a empresa já recebe pela energia fornecida e também por impostos, a retirada dos postes deveria ser feita de forma gratuita. “A rua é pública. Todo mundo sabe. Mas, quando vão colocar um poste na porta da casa de um morador não se pede permissão, mas quando a pessoa pede para tirar sabem cobrar”, frisou Jailton ao destacar ainda que o valor cobrado para esse serviço varia entre 1.200 a 3.000 mil reais.
Ao finalizar seu discurso em tribuna, o parlamentar mencionou o caso da capital paulista que aprovou o projeto que impede esse tipo de cobrança. “Em são Paulo foi assim. Nosso propósito é o mesmo. Que sirva de exemplo em outros municípios que são atendidos pela Energisa e que, assim, beneficie os moradores”, concluiu.
Thamires Fonseca e Nailton Andrade – Assessoria Parlamentar