O deputado federal Márcio Macêdo (PT) apresentou, em plenário, nesta quinta-feira, 30, um resumo da situação da seca no Nordeste, dando enfoque aos problemas enfrentados pelos sergipanos e mostrando que medidas estão sendo tomadas pelo Governo para reduzir os danos da longa estiagem no Estado. Atualmente, em Sergipe, 18 municípios decretaram estado de emergência.
“O governador Marcelo Déda está atuando em duas vertentes: desenvolvendo projetos estruturantes, em parceria com o Governo Dilma Rousseff, no valor de R$ 300 milhões, e com ações de pequeno e médio prazo, no total de R$ 89 milhões, para enfrentar as consequências da seca”, afirmou.
Segundo o parlamentar, as medidas, anunciadas na semana passada, formam um conjunto de ações de enfrentamento aos efeitos da seca, elaboradas a partir das solicitações da população, de prefeitos e técnicos para minimizar o sofrimento dos sertanejos, sobretudo, nos municípios que estão em situação de emergência.
No discurso, Márcio Macêdo detalhou os principais problemas da estiagem em Sergipe, informando que mais de 148 mil pessoas já foram atingidas pela seca, com perdas nos rebanhos bovino, ovino e caprino. “As estimativas são de que já haja perda equivalente a 40% na produção de leite e na produção de mel no Alto Sertão, além do prejuízo para a safra 2012 de grãos onde, na maioria dos municípios, não houve sequer a semeadura tanto do milho quanto do feijão”, explicou.
Diante deste quadro, o deputado apresentou as medidas que já estão sendo tomadas pelo Governo de Sergipe para minimizar o problema. A implantação de sistemas de abastecimento de água; a manutenção e instalação de novos dessalinizadores, a contratação de 3 mil horas/máquina, que permitirão ações de recuperação e ampliação da capacidade de reserva hídrica de pequenos produtores e preparo do solo, a distribuição de 550 toneladas de sementes, a ampliação em 40% da oferta de carros-pipa foram algumas das ações do Governo descritas por Márcio Macêdo em plenário.
Além disso, o parlamentar afirmou que o governador Marcelo Déda oficializará, junto com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a assinatura de um projeto piloto onde Sergipe será o pioneiro na implantação de um novo modelo de carro-pipa que fará a distribuição de água tratada, em tanques de aço inox, conforme norma do Ministério da Saúde, e cuja distribuição será acompanhada via GPS e o recebimento garantido via cartão do programa Água para Todos. Por fim, Márcio Macêdo, parabenizou o governador Marcelo Déda “pelo esforço concentrado para resolver o problema da estiagem, e a preocupação em melhorar a vida do povo sergipano, tão castigado pela seca”.
Assessoria Parlamentar