A Comissão Eleitoral concluiu a apuração da eleição para reitor da UFS por volta das 10h30 desta quarta-feira, 30. A chapa “UFS sempre forte!”, dos professores Angelo e André, obteve 4.074 votos, sendo 2.719 dos estudantes, 719 dos professores e 636 dos técnicos-administrativos. Houve 92% de votos válidos, 6% de brancos e 2% de nulos. Apenas uma chapa concorreu à eleição.
Para o professor Angelo Antoniolli, a eleição “é um momento importante para a UFS porque a instituição confirma o processo democrático que era esperado. É um momento que, mesmo a universidade passando por um momento difícil, de greve, de uma candidatura, tivemos o apoio da comunidade universitária. Estamos entusiasmados e acreditando que a comunidade entendeu o processo e, mais do que isso, apostou nesse grupo para a condução desse novo momento”.
Ainda segundo o futuro reitor da UFS, “estamos certos da responsabilidade que temos e de que teremos muito trabalho pela frente. Mas também estamos certos que o trabalho e a responsabilidade nunca foram um problema para nós. Estamos acreditando muito na comunidade e nesse sentido de pertencimento que precisa acontecer em nossa universidade em todos os segmentos”.
De acordo com o professor André Maurício, futuro vice-reitor, “este é um momento de muita alegria ao mesmo tempo de muita responsabilidade. As urnas mostraram que os três segmentos da universidade acreditam e confiam nesse projeto. Trata-se da confiança da comunidade universitária para um projeto que iremos construir coletivamente”.
A apuração teve lugar no auditório da Adufs, no campus de São Cristóvão. A eleição aconteceu durante três dias: 27/5 nos polos da educação a distância e 28 e 29/5 nos campi.
A eleição na UFS é paritária, ou seja, os votos dos alunos, professores e técnicos têm o mesmo peso.
ASCOM/UFS