No final da manhã desta sexta-feira, 25, o governador Marcelo Déda recebeu o diretor Executivo de Implantação de Projetos da Vale, Galib Chain, e o gerente de Relações Institucionais de Sergipe e Bahia da Vale, José Roberto Macedo. O encontro ocorreu no Palácio de Veraneio.
Os executivos vieram apresentar ao governador algumas das diretrizes que pretendem implementar a partir do início da efetivação do projeto, a exemplo da priorização da contratação de fornecedores e mão de obra no mercado local. “Dentro das tratativas do Governo do Estado com a Vale para a implantação do projeto Carnalita, nós recebemos hoje o diretor Executivo de Implantação de Projetos, que é o responsável por construir a planta e erguer o empreendimento”, afirmou o governador Marcelo Déda.
Nesse sentido, segundo Marcelo Déda, a conversa foi muito proveitosa já que o executivo trouxe a confirmação de várias solicitações que o Governo do Estado apresentou. “Temos preocupações, sobretudo, com a preparação do mercado sergipano para que nossas empresas e nossos trabalhadores tenham prioridade quando as vagas forem abertas quando da construção da planta”, argumentou Déda.
Ainda de acordo com o governador, o executivo reafirmou a disposição de trabalhar integrado à política de geração de empregos do governo do Estado e de transformar este num empreendimento modelo para a Vale no mundo. “Isso se dará a partir da capacidade que o empreendimento tiver de interagir com as comunidades onde se encontra, com a mão de obra local e com os empreendedores locais. Acertamos que no mês de agosto realizaremos um seminário com empresários sergipanos, representações das indústrias locais, sindicatos de trabalhadores e setores da sociedade civil organizada para preparar o ambiente para que o empreendimento tenha sinergia e uma integração completa com a economia sergipana”, informou o governador.
Integração com Municípios
Déda anunciou ainda que deverá ocorrer outra reunião com executivos da Vale na próxima semana, onde também serão convidados oficialmente os prefeitos dos municípios de Capela e Japaratuba para que se avance na definição do local da planta do projeto Carnalita. “Acredito que as soluções jurídica, tributária e operacional que os técnicos do Governo e da Vale estão trabalhando possibilitarão fazer justiça aos dois municípios”, declarou o governador.
Já o diretor Executivo, Galib Chain, afirmou que a reunião foi muito produtiva, sobretudo, pela intenção do governador em continuar exercendo um importante papel de interlocutor para agilizar todos os processos relacionados ao projeto. “A receptividade e o encaminhamento que o governador deu às questões que apresentamos foram acima do esperado. Ficamos gratos ao governador também pelas ações que estão em curso para poder dar suporte à aprovação do projeto junto aos acionistas da empresa, o que deverá ocorrer até o final do ano”, destacou Chain.
Segundo ele, todos os preparativos estão sendo dinamizados com várias frentes de trabalho, pesquisas de campo e de engenharia e desenvolvimento de atividades precursoras. “Acreditamos que os trabalhos sociais em andamento e gestão territorial, onde precisamos do apoio do governo, estão todos bem encaminhados para todo o processo de aprovação junto aos acionistas e implantação do projeto”, garantiu o executivo.
Também participaram da reunião os secretários de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior; do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento, além do presidente da Companhia Estadual de Desenvolvimento Industrial (Codise), Décio Portela.
Agência Sergipe de Notícias