Em Sergipe, cada vez mais trabalhadores estão deixando a economia informal e conseguindo regularizar o próprio negócio. Nos quatro primeiros meses deste ano, 2.694 cidadãos foram cadastrados como Empreendedores Individuais (EI), número 49% superior ao registrado no mesmo período de 2012.
O levantamento foi realizado pelo Sebrae no estado com base nos dados da Receita Federal.O EI é uma modalidade jurídica destinada às pessoas que trabalham por conta própria,faturam até R$ 60 mil ao ano, não possuem participação em outras empresas e empregam no máximo um funcionário recebendo o salário mínimo ou o piso da categoria.
O aumento no número de formalizações tem uma razão simples. Pagando no máximo R$ 37,10 ao mês, os trabalhadores passam a contar com inúmeros benefícios sociais (aposentadoria, auxílio doença, salário maternidade,) redução de tributos, além de conquistar o direito de ter um CNPJ, emitir notas fiscais e ter acesso facilitado aos serviços bancários.
A cabeleireira Ana Carla Oliveira, proprietária de um salão de beleza no bairro Luzia, descobriu as vantagens da formalização há três meses e desde então comemora as vantagens adquiridas. “ Eu não contribuia para a previdência desde o dia em que deixei de trabalhar em uma empresa privada. Agora fico feliz porque tenho condições de garantir a minha aposentadoria e estou segurada contra qualquer eventualidade que venha a ocorrer no meu trabalho”.
De acordo com superintendente do Sebrae, Lauro Vasconcelos,os números são bastante positivos e reforçam o bom momento vivido pela economia no estado. “As pessoas estão percebendo as vantagens oferecidas pela formalização e aderindo à proposta. Regularizados, muitos deles estão conseguindo alcançar novos mercados e aumentar o seu faturamento”.
O processo de formalização pode ser realizado por meio do endereço eletrônico www.portaldoempreendedor.gov.br, em qualquer um dos 70 escritórios de contabilidade no Estado que optaram pelo Simples Nacional como regime de tributação e nas unidades do Sebrae em Aracaju, Estância, Nossa Senhora da Glória, Própriá e Lagarto. Atualmente mais de 450 atividades podem ser enquadradas como empreendedores individuais.
Unidade de Comunicação e Marketing Sebrae/SE