Buscando qualificar o trabalho desenvolvido por criadores de caprinos e ovinos da região Centro Sul sergipana será realizado na próxima quinta-feira, 26, no município de Simão Dias, a I ‘Capacitação em Sanidade e Manejo Higiênico Sanitário na Ovinocaprinocultura’. O evento será promovido das 9h às 16h, na Fazenda Barrocas, localizada no povoado Candeal Grande.
O curso será ministrado pelos pesquisadores Tânia Waleska Medeiros e Samuel Figueiredo de Souza, ambos pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros. Durante as apresentações serão discutidos temas como a saúde nos rebanhos, manejo higiênico sanitário das instalações e insumos e boas práticas agropecuárias em propriedades rurais.
A atividade faz parte das ações do Programa Cabrito e Cordeiro de Qualidade, desenvolvido pelo Sebrae e Federação das Associações de Criadores de Caprinos e Ovinos de Sergipe (Faccos). A iniciativa busca incentivar a cadeia da ovinocaprinocultura no estado e fortalecer as regiões que desenvolvem a atividade e seus produtores.
Durante a primeira etapa do programa, 200 criadores de 49 municípios pertencentes às regiões Centro Sul, Agreste Central, Alto e Médio Sertão, Leste e Grande Aracaju participarão das atividades. Focado na melhoria dos processos de gestão, tecnologia e mercado, o Cordeiro e Cabrito de Qualidade pretende ainda fortalecer a comercialização dos animais e diferenciá-los no mercado por meio de parâmetros de qualidade.
Entre as ações previstas estão a criação de um sistema de dados que armazene as informações sobre o rebanho de cada produtor e a oferta de cursos nas áreas de finanças e gestão de projetos. As atividades a serem desenvolvidas pelos técnicos do programa também estão relacionadas à oferta de consultorias técnicas nas propriedades, integração entre os criadores para a melhoria genética do rebanho, criação de centrais de negócios e legalização de unidades agroindustriais.
Somente nas regiões onde serão promovidas as ações estão concentrados cerca de 12 mil criadores, com um rebanho de mais de 300 mil animais. São parceiros do projeto a Universidade Federal de Sergipe, Bancos do Nordeste e do Brasil, Secretarias de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Inclusão Social, Coodevasf, Embrapa, Instituto Federal de Sergipe, Emdagro, Abrasel, Faculdades Pio X e Serigy, prefeituras, Emdagro, Adema, Comagrivel e Cooperarcos.
Mais informações podem ser obtidas na Unidade de Agronegócio do Sebrae por meio dos telefones (79) 2106-7727 e 2106-7729 ou pelo email fac.caprinovinos@hotmail.com.
Ascom/Sebrae/SE