O Governo de Sergipe e o Ministério da Integração Nacional, através da Defesa Civil Estadual e da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), respectivamente, realizam nesta quinta-feira, 12, o II Seminário de Prevenção aos Efeitos das Chuvas. O encontro acontece até as 17h, na sede da Defesa Civil, localizada na rua Santa Luzia nº 680, bairro São José. A solenidade de abertura contou com a presença do governador de Sergipe em exercício, Jackson Barreto, que enfatizou a relevância do trabalho realizado pela Defesa Civil.
“O seminário elaborado pela Defesa Civil Estadual mostra o quanto Sergipe está atento ao se antecipar aos fatos, preparando suas equipes de emergência sobre o que pode acontecer em períodos chuvosos. Esse trabalho de conscientização é fundamental para que seja possível prevenir o desastre. É mais satisfatório trabalhar a prevenção do desastre, ao invés de atuar na reconstrução. O trabalho realizado pela Defesa Civil tem como base a experiência e a observação de diversos desastres naturais, por isso é preciso respeitar e seguir atentamente as orientações repassadas”, destacou o governador em exercício..
A secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva, representou a secretária Eliane Aquino, que se encontra em viagem oficial. Na ocasião, relatou a importância da união de esforços entre os entes federados para minimizar o sofrimento da população.
“Tanto no período de estiagem, quanto na época das chuvas torrenciais, o trabalho realizado pela Defesa Civil estadual e municipal é vital à população sergipana. O empenho e o prazer das equipes que trabalham para minimizar o sofrimento das pessoas nos períodos de emergência são perceptíveis. O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão Social e da Defesa Civil Estadual, está sempre disposto a unir esforços com o Governo Federal e com municípios para beneficiar a população vítima do período de emergência”.
O coordenador estadual da Defesa Civil, Tenente-coronel José Erivaldo Mendes, avaliou com contentamento o andamento dos trabalhos. “É com grande satisfação que estou vivenciando mais um seminário realizado pelo Governo de Sergipe, onde abordamos a importância da prevenção aos efeitos da chuva em nosso estado. Através do seminário, buscamos sempre ressaltar maneiras de realizar a proteção efetiva da população sergipana que se encontra em vulnerabilidade. Durante o encontro, os municípios que precisam de atenção prioritária recebem orientações de como minimizar o efeito do período chuvoso. Assim como no seminário passado, estou certo de que conseguiremos bons resultados”.
Reconhecimento Nacional
A chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Cristiane Antunes, classificou como brilhante a iniciativa de Sergipe em realizar o Seminário de Prevenção aos Efeitos das Chuvas.
“Sergipe promoveu de forma brilhante esse seminário, e está de parabéns por ter escolhido uma data muito propícia, já que a Secretaria Nacional, junto com a Defesa Civil de Sergipe, também realiza durante essa semana a oficina que prevê a elaboração de um plano de contingência para 11 municípios do estado”.
Antunes relata ainda que plano de contingência terá orientações sobre o que fazer na hora do impacto, do pré-impacto e do pós-impacto, buscando sempre a redução dos efeitos dos desastres e a proteção da população.
Palestras
Durante o encontro, são abordados temas como a previsão meteorológica para 2012, a implantação da nova sala de situação da Secretaria de Recursos Hídricos, o papel da Engenharia na prevenção de desastres e o plano de contingência da Defesa Civil Estadual para o período chuvoso.
Além disso, são discutidas as novas diretrizes para o reconhecimento de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública, e a transferência obrigatória de recursos e o Cartão de Pagamento de Defesa Civil.
Agência Sergipe de Notícias