Defesa Civil de Sergipe realizou uma reunião para definir as etapas do plano de ação para o período chuvoso de 2012, que será dividido em três etapas e terá o apoio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec).
Nesta terça-feira (10) será realizada uma oficina de capacitação voltada às ações nos municípios sergipanos a exemplo da capital Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras e São Cristóvão, na região metropolitana, além de Maruim, Itabaiana, Salgado, Carmópolis e Estância. Essa iniciativa faz parte da primeira etapa do plano, sendo que as oficinas prosseguem até esta quarta-feira (11).
A segunda etapa será realizada no dia 12 de abril por meio do II Seminário de Prevenção dos Efeitos da Chuva. A última etapa, a ser realizada no dia 5 de maio, refere-se ao Simulado de Deslizamento em Encosta e envolve o planejamento estabelecido nas oficinas e os órgãos de resposta e apoio aos desastres, finalizando os trabalhos de preparação para a quadra chuvosa em 2012.
“A reunião teve o objetivo de apresentar o planejamento e os preparativos do simulado aos órgãos envolvidos, e convocá-los para desempenhar seus respectivos papéis para que Sergipe possa ser destaque nacional entre os nove estados do Nordeste que também estarão realizando a ação”, explicou o secretário executivo da Defesa Civil, major Gilfran Matheus.
O simulado tem como objetivo preparar a comunidade e os órgãos responsáveis para uma eventual ocorrência de deslizamento em encostas. O local escolhido para a realização do evento foi o Bairro Industrial, onde há algumas encostas que, por suas características propícias a deslizamento se configuram como áreas de risco e servirão de cenário para o simulado, já que, há ocupação dos terrenos por meio de residências.
Para o presidente da Associação dos Moradores e Comerciantes do bairro Industrial, Marcos dos Anjos, a iniciativa da Defesa Civil promoverá mais segurança aos moradores. “É uma satisfação ter a Defesa Civil comandando o simulado em tempo real. Os moradores estarão à disposição para contribuir para prevenção de um possível desastre”, afirmou.
G1 SE com informações da Defesa Civil – SE.