A engenharia, profissão comemorada no dia 10 de abril, está presente no mecanismo que faz o carro funcionar, nos meios de comunicação, nos alimentos e até nas roupas que vestimos. O engenheiro civil, por exemplo, é um profissional que atua em todas as etapas da construção, do planejamento até concepção dos projetos. Ele é o responsável pela elaboração do projeto e anteprojeto, além de coordenar e fiscalizar o funcionamento das obras.
O professor e coordenador do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Euler Freitas, acredita que a afinidade com algumas disciplinas contribui na hora de decidir se tornar um engenheiro. A Engenharia Civil possui uma vasta área de atuação e o profissional pode optar por uma delas para seguir carreira, conta o coordenador.
De acordo com o professor, um bom engenheiro precisa estar atento às novidades e saber trabalhar em grupo. Para ser um bom engenheiro e exercer devidamente sua responsabilidade social, é preciso ter disciplina nos estudos, predisposição para atualização constante, capacidade de autocrítica, além de saber trabalhar em equipe e, principalmente, ser ético em suas decisões, ressalta.
O estudante de Engenharia Civil do IFS, Gustavo Dantas, está feliz com o curso e já faz planos para quando estiver formado. O curso de Engenharia Civil no IFS está se desenvolvendo cada vez mais, temos bons professores e laboratórios equipados, então a minha expectativa é que, ao concluir a graduação, eu tenha um nível de conhecimento que me permita ingressar em uma empresa de qualidade, diz.
Profissão valorizada
Para Gustavo Dantas, esse é o grande momento da Engenharia Civil, mas é importante ser um bom profissional. Essa é uma área bastante valorizada e que possui um bom espaço no mercado de trabalho. Com a expansão do mercado imobiliário, a absorção dos profissionais tem sido grande. Porém, como em qualquer outra profissão, é preciso esforço e dedicação para fazer a diferença em uma seleção de emprego, esclarece.
Segundo Euler Freitas, entre os principais desafios a serem enfrentados pelo engenheiro civil estão a grande demanda e a exigência de qualidade do produto versus o prazo de conclusão dos empreendimentos. O engenheiro precisa estar em constante formação, pois é a partir daí que surgem os desafios, que são conciliar a continuação dos estudos e o trabalho, além de atender a prazos cada vez menores de entrega, sem deixar que a qualidade daquele produto seja reduzida, explica.
Najara Lima – Coordenação de Comunicação Social e Eventos (CCOM), Instituto Federal de Sergipe (IFS)