Time de Vanderlei Luxemburgo vence por 3 a 1 com gols de Moreno, Werley e Léo Gago
O River Plate-SE bem que tentou surpreender. Mas o Grêmio buscou a virada. O time treinado por Vanderlei Luxemburgo superou o time sergipano por 3 a 1 no Olímpico e se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil.
O meia Lelê abriu o placar para o River no primeiro tempo. Mas com gols de Marcelo Moreno, também na primeira etapa, e de Werley e Léo Gago no segundo tempo, o Grêmio buscou a virada.
Com o resultado de 3 a 1, somado com a vitória por 3 a 2 em Aracaju, o Grêmio irá enfrentar o Ipatinga na segunda fase da Copa do Brasil. O time de Luxa volta a campo neste domingo para enfrentar o Cruzeiro-POA pela Taça Farroupilha do Gauchão.
Susto no começo e empate pelos pés de Moreno
Diante de 20 mil torcedores no Olímpico, o Grêmio iniciou assustando sua torcida. Logo aos 10 minutos de jogo, o River abriu o placar com um gol de Lelê. Em um escanteio cobrado na área gremista, Gilberto Silva não conseguiu afastar a bola, que sobrou para o meia do time sergipano passar por Victor e mandar para o fundo do gol.
A partir daí, o Grêmio iniciou a blitz sobre o River-SE. Aos 16 minutos, Moreno quase marcou um golaço. Em cruzamento de Souza, o camisa 9 tricolor dominou no peito e encaixou um belo voleio no meio do gol, defendido pelo goleiro Pablo.
Cinco minutos depois, nova chance pelos pés do atacante, que fez um preciso lançamento para Bertoglio. O argentino chegou a driblar o goleiro Pablo, mas acabou desarmado pelo zagueiro Fernando Belém. Em seguida, nova assistência do camisa 9, que rolou bola para Kleber, que avançou pelo lado direito e chutou com perigo para o goleiro Pablo fazer grande defesa.
Pressão que deu resultado aos 34 minutos. Kleber lançou Marco Antônio na direita, que fez a vez de garçom e serviu Moreno, livre, dentro da área, que até se atrapalhou para dominar a bola. Mas mandou de pé direito para o fundo do gol. Jogo empatado no Olímpico.
Dois minutos depois, o Grêmio ficou com um jogador a mais em campo. Lelê, o autor do gol do time sergipano, fez falta violenta em Bertoglio e foi expulso pelo árbitro Celio Amorim.
Antes do final do primeiro tempo, Pará quase marcou aos 41 minutos. O lateral avançou pela esquerda e chutou com perigo para a defesa do goleiro Pablo. No minuto seguinte, novo ataque gremista: no bate-rebate dentro da área do River-SE, Gabriel não conseguiu concluir e a zaga do River afastou o perigo. As equipes terminaram a primeira etapa com o placar de 1 a 1.
Virada e classificação garantida na segunda etapa
O Grêmio voltou com grande disposição para buscar a virada no placar. Logo aos dois minutos de jogo, Kleber tabelou com Gabriel dentro da área, que acabou desarmado por Fernando Belém. Três minutos depois, nova investida: Kleber recebeu dentro da área e chutou rente ao gol de Pablo.
Logo depois, outra chance: Bertoglio fez grande jogada pela direita, passou para Marco Antônio, que rolou para Gabriel bater mascado pela linha de fundo.
Luxemburgo mandou Léo Gago e Marquinhos a campo no lugar de Souza e Marco Antônio. E o Grêmio seguiu pressionando. Aos 18 minutos, Léo Gago mandou uma bomba de fora da área para uma boa defesa do goleiro Pablo.
André Lima substituiu Marcelo Moreno e a pressão do Grêmio seguiu com a mesma intensidade. Aos 28 minutos, outra chance tricolor: Bertoglio recebeu lançamento dentro da área, chutou com perigo e a bola rebateu em Glauber, que desviou pela linha de fundo. Em outra oportunidade clara de gol, Kleber avançou dentro da área e rolou para Gabriel, que chutou forte, rente ao gol de Pablo.
Mas aos 34 minutos, a pressão do Grêmio deu resultado. Kleber cruzou na área e o zagueiro Werley subiu mais alto que a zaga do River para mandar de cabeça para o fundo do gol e fazer o gol da virada.
Cinco minutos depois, Léo Gago ampliou o placar. O camisa 8 cobrou falta rasteira, de pé esquerdo, no canto esquerdo do gol de Pablo. 3 a 1.
O Grêmio ainda queria mais. Aos 42, Bertoglio recebeu livre dentro da área. Até encobriu o goleiro Pablo, mas a zaga do River afastou a bola e evitou o quarto gol gremista. Vitória consolidada pelo time de Vanderlei Luxemburgo, que está classificado para enfrentar o Ipatinga na próxima etapa da Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA – GRÊMIO 3 X 1 RIVER PLATE (SE)
Estádio Olímpico, Porto Alegre
Árbitro: Célio Amorim (SC), auxiliado por Josué Gilberto Lamim (SC) e Neuza Back (SC)
Renda: R$ 263.559,25
Público: 20.009
Cartão amarelo: Gilberto Silva (G)
Cartão vermelhos: Lelê (I)
Gols: Lelê 11’1ºT(0-1), Marcelo Moreno 36’2ºT(1-1), Werley 34’2ºT(2-1) e Léo Gago 39’2ºT (3-1)
GRÊMIO:
Victor, Gabriel, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza (Léo Gago, 13’/2ºT), Marco Antônio (Marquinhos, 20’2ºT) e Bertoglio; Kleber e Marcelo Moreno (André Lima, 25’2ºT)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
RIVER PLATE-SE:
Pablo; Fabiano, Fernando Belém, Thiago Papel e Glauber (Fabinho, 32’2ºT); Fernando Pilar (Misael, Intervalo), Charles, Wallace, Almir Sergipe e Jonathan (Claudinei, 27’2ºT); Lelê
Técnico: Luiz Carlos Cruz
Adriano de Carvalho – Zero Hora