CARTA ABERTA AO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE ARACAJU
Caro(a)s companheiro(a)s,
No ano de 2008 tive a imensa honra de, por aclamação, ser o nome escolhido pelo Partido dos Trabalhadores para representá-lo como candidato à Vice-Prefeito na chapa vitoriosa da reeleição do Prefeito Edvaldo Nogueira. Eleitos, trabalhamos juntos para darmos continuidade ao exitoso trabalho iniciado em 2001 pelo companheiro Marcelo Déda na Prefeitura de nossa cidade, que pelo trabalho empreendido em nossa gestão, conquistou o titulo de Capital Brasileira da qualidade de vida. Durante este mandato, atuei não somente na condição de Vice-Prefeito, mas como Secretário Municipal de Planejamento e Secretário Municipal de Saúde. Neste sentido, tenho a convicção de ter dado o melhor de mim para corresponder as expectativas depositadas pelos valorosos companheiros.
Sempre disse que, só valeria a pena a ocupação de um cargo público se este servisse como instrumento para fazer avançar a luta dos trabalhadores. Continuo acreditando nisso. Minha experiência mostra que estando no governo não mudei de lado. Dialoguei, ouvi demandas, respeitei a luta e, no limite das minhas prerrogativas, me posicionei em defesa das reivindicações históricas dos trabalhadores. Minha boa relação com os sindicatos e os movimentos sociais são os exemplos e as provas que ofereço ao meu partido como cumprimento da minha missão.
Justamente por acreditar reunir as condições necessárias para administrar a nossa cidade, e por melhor representar a continuidade do nosso projeto, coloquei meu nome à disposição do Partido para participar do processo de escolha do nosso candidato no pleito que se aproxima, pleito este que mais uma vez levará a população a avaliar o nosso compromisso com a cidade de Aracaju. Durante este periodo trabalhei para conquistar o consenso em torno do meu nome, e a maior unidade possivel do nosso Partido e da nossa coligação para a díficil campanha eleitoral que se aproxima.
É preciso ter plena clareza de que estará em jogo nestas eleições, não só a nossa Administração Municipal, mas também a necessidade de defender os governos Dilma e Déda em um contexto de candidaturas postas de outros partidos, e diminuição de nossa aliança de 2008 e 2010. Na condição de Presidente Estadual do PT, tenho a consciência que neste momento, preciso guardar meus esforços para reposicionar nosso partido nas eleições municipais no interior do Estado e ajudar o companheiro Governador Marcelo Déda a dialogar com os Partidos aliados e reconstruir nossa base de sustentação na Assembléia Legislativa.
Diante deste cenário, por não ter conseguido alcançar o consenso que julgamos necessário para enfrentarmos esta batalha, retiro a minha pré-candidatura ao processo de Prévias do PT, em comum acordo com os companheiros que me apoiaram neste processo. É o gesto que fazemos para ajudarmos na busca da unidade partidária.
Reafirmo meu compromisso com o meu Partido. Continuarei trabalhando, honrando e defendendo a continuidade do nosso projeto político com o nome que o nosso Partido escolher para a disputa eleitoral. Muito obrigado.
Aracaju, 12 de Março de 2012
Silvio Santos