Prefeito de Aracaju anunciou congelamento dos preços na terça-feira (6).
Do G1 SE
O superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), José Carlos Amâncio, disse que na próxima semana reunirá os empresários para decidir a melhor forma de novamente solicitar o reajuste do valor da passagem de ônibus.
A medida visa reabrir a discussão sobre o reajuste da passagem encerrada na terça-feira (6) com o anúncio do Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, determinando o congelamento da tarifa. De acordo com Amâncio o desconto de 3% no Imposto Sobre Serviço (ISS) não será capaz de suprir a defasagem do setor.
“Acho positivo retirar essa carga tributária dos ombros da população, porque nós somos meros repassadores do imposto. Mas isso não é suficiente. A gente pode abrir uma discussão produtiva se além do desconto no ISS nós sejamos isentos dos 5% da Taxa de Gerenciamento que são totalmente repassados para a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT)”.
O superintendente destaca que nas maiores capitais do Brasil não existe essa Taxa de Gerenciamento e a população também não paga por ela.
Apesar da queda na arrecadação, Amâncio garante que a medida não vai prejudicar os quatro mil funcionários do sistema de transporte coletivo que abrange a capital e a Zona Metropolitana. “A gente quer tranquilizar os rodoviários, pois ao longo desses anos temos conseguido manter o crescimento na remuneração. Eles terão um reajuste com a data-base no mês de março”.
Os empresários e os rodoviários se reunirão ainda neste mês para chegar a um acordo. A categoria pede aumento de 15% e a manutenção do plano de saúde e ticket alimentação de R$ 250, mas a contraproposta apresentada pelo Setransp é de reajuste de 3%, além dos benefícios atuais.
As reclamações sobre o serviço de ônibus são frequentes, tanto a superlotação, veículos sucateados, falta de limpeza, falta de horários fixo, entre outras.
“A frota tem uma idade média de cinco anos, mas nós ainda temos veículos de oito anos de idade. Nós esperávamos fazer uma renovação da frota agora em 2012, mas vamos trabalhar para que a gente consiga fazer esse investimento ainda neste ano”.