Os jovens que tenham ou completam 18 anos em 2012 devem comparecer até o dia 31 de maio à Junta Militar, localizada na avenida Augusto Maynard, bairro São José, para fazer o alistamento. Para a realização do alistamento é necessário levar uma foto 3×4 com fundo branco, comprovante de residência e Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento original. Para aqueles que têm 18 anos ou chegarão à maioridade até dezembro, o cadastramento é realizado de maneira gratuita. São esperados cerca de 6 a 7 mil alistados, dos quais serão selecionados de 280 a 300 jovens. A seleção é feita com base no grau de escolaridade e aptidão do alistado, assim como a necessidade das Forças Armadas. A primeira etapa da prestação de Serviço Militar é o alistamento, seguido da seleção, incorporação e o licenciamento.
Ao realizar o alistamento, os ingressos militares recebem o Certificado de Alistamento Militar (CAM), documento que serve como prova dos cumprimentos das obrigações no que diz respeito ao Serviço Militar. O CAM será substituído pelo Certificado de Isenção, Certificado de Dispensa ou Certificado de Reservista, a depender da seleção ou não do cidadão para prestar serviços às Forças Armadas. Esses documentos são de extrema importância, pois o cidadão que estiver em dívida com o Serviço Militar fica impossibilitado de, por exemplo, prestar concurso público, ser matriculado em universidades ou tirar passaportes.
Quem tiver até 30 anos e ainda não se alistou, também deve comparecer à Junta Militar, mantida pela Prefeitura Municipal de Aracaju, a fim de cumprir o seu dever como cidadão brasileiro. O retardatário não sofrerá graves consequências, ao contrário do que a maioria receia, apenas pagará uma taxa irrisória, segundo o tenente Pedro Albert de Moraes, que recentemente assumiu a primeira Delegacia de Serviço Militar, na capital sergipana.
Para as mulheres interessadas em prestar Serviço Militar, há concursos que as possibilitam. Já pessoas com deficiência física devem comparecer à Junta Militar e realizar o alistamento, porém são dispensados do Serviço Militar tendo em vista a inaptidão, e recebem o Cartão de Isenção.
O tenente Moraes ressalta a importância do alistamento militar em relação à formação do caráter do cidadão e alerta os homens que vão se alistar para não deixar para última hora, evitando dessa maneira grandes filas no atendimento.
Agência Aracaju de Notícias