Em mais uma ação da Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), instituição parceira do Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais de Sergipe (APL/SE), articulado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), a Associação Sergipana de Caprinos e Ovinos (Ascco) recebeu na tarde de hoje, 05, um caminhão para o transporte de animais. O veículo foi adquirido com recursos do Edital 2010 de Fomento aos APLs de baixa renda, realizado pelo Governo do Estado e o BNDES, e vai permitir que os caprinocultores sergipanos participem da Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (Feinco), que acontece em São Paulo (SP), de 12 a 16 de março.
De acordo com a secretária da Seides, Eliane Aquino, com essa iniciativa o governo potencializa e fortalece os Arranjos Produtivos Locais de Sergipe para gerar emprego e renda. “O que a gente quer é fortalecer essas entidades para que os nossos pequenos produtores tenham mecanismos de melhorarem a sua capacidade técnica. O papel do governo do Estado junto aos APLs, nesse tipo de programa, é um enriquecimento imenso”, afirmou.
Para o diretor presidente da Ascco, Arnaldo Dantas, esse apoio é um divisor de água na associação e uma grande conquista para os criadores. “Nós temos uma dificuldade muito grande de transportar os animais de produção dos nossos sócios para os mercados onde eles vendem e para participarem de exposições fora do Estado, Então, esse caminhão irá possibilitar que o pequeno produtor de material genético tenha acesso a esses mercados. Estamos na primeira viagem indo para a Feira de Ovinos e Caprinos em São Paulo e assim que chegarmos já temos programado para ir a uma exposição em Londrina”, comemorou.
Segundo Débora Fontes, do Departamento Técnico (DET) da Sedetec, com certeza essa ação impulsionará o fortalecimento do APL de Ovinocaprinocultura de Sergipe. “A intenção é que o maior número de criadores de caprinos e ovinos ligados à associação seja beneficiado por essa aquisição. Chamar atenção para que as associações e cooperativas estejam organizadas e com sua documentação regularizada, para que se aproveitem ao máximo os recursos disponíveis”, disse.
Ao todo, a iniciativa beneficia 15 projetos com R$ 3.367.069,85. Deste valor, R$ 2.979.516,66 estão sendo desembolsados pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) e do Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES – Fundo Social) – cada um com 50% do investimento. As instituições beneficiadas entram com uma contrapartida mínima de 10%.
Trabalho integrado
Os Arranjos Produtivos Locais de Baixa Renda são atividades produtivas desenvolvidas coletivamente, cuja produção caracteriza-se como de pequena escala e têm como principal fim reforçar a renda familiar, com foco no interesse social. Em Sergipe, os APLs são coordenados pela Sedetec.
Ascom / Sedetec