Um dia após o aumento do número de diretorias de seis para sete cadeiras, o Conselho de Administração da Petrobras formalizou a eleição de José Eduardo Dutra para o cargo de diretor Corporativo e de Serviços.
Ao final de janeiro, fontes tinham informado à Reuters que Dutra, ex-presidente da estatal no primeiro mandato de Lula, assumiria a nova diretoria.
A diretoria formalizada ficará responsável pelas áreas de organização, gestão e governança; recursos humanos; segurança e meio ambiente, eficiência energética e saúde e serviços compartilhados, segundo nota da estatal.
Dutra é geólogo formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Além de ter presidido a Petrobras no período entre janeiro de 2003 e julho de 2005, integrou também o Conselho de Administração da companhia.
A diretoria Corporativa e de Serviços foi efetivamente criada nesta terça-feira mas já havia sido cogitada há mais de um ano. Em outubro de 2010, o ex-presidente José Sérgio Gabrielli, havia falado na necessidade de uma diretoria corporativa.
A ideia do novo cargo da Petrobras foi retomada – e efetivada – no momento em que a estatal passa por mudanças em sua cúpula, com a chegada de Maria das Graças Foster à presidência da estatal, em substituição a Gabrielli. O executivo assumirá um cargo no governo de Jaques Wagner, na Bahia.
Além da mudança na presidência e da nova diretoria, a Petrobras está com outros dois novos diretores: José Formigli, na diretoria de Exploração e Produção, no lugar de Guilherme Estrella, que está se aposentando.
E para a vaga de Graça Foster na diretoria de Gás e Energia foi nomeado José Alcides Santoro Martins, também funcionário da companhia, que ocupava o cargo de gerente-executivo na mesma diretoria.
Por Leila Coimbra – Reuters