Planalto diz que motivo da troca é contemplar o PRB na Esplananda dos Ministérios. Luiz Sérgio, que comandava a pasta, retornará à Câmara
A presidente Dilma Rousseff decidiu trocar o comando do Ministério da Pesca: o petista Luiz Sérgio (PT-RJ) será substituído pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo porta-voz da Presidência, Thomas Traumann. Segundo ele, a decisão foi tomada pela presidente Dilma a fim de incluir o PRB na Esplanada dos Ministérios. O partido aliado ainda não havia sido contemplado com um ministério.
Com a troca, Luiz Sérgio reassumirá sua cadeira na Câmara dos Deputados. Antes de assumir a Pesca, o petista comandou a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, responsável por intermediar a relação entre o Planalto e o Congresso Nacional. Mas, em junho do ano passado, foi substituído por Ideli Salvatti (PT-SC). O motivo foi a reclamação dos parlamentares foi o desempenho de Luiz Sérgio, que não conseguiu cumprir o papel de articulador político. Como prêmio de consolação, Dilma o nomeou para o comando da Pesca.
A posse do novo ministro deve ser na sexta-feira, mas ainda não foi confirmada oficialmente.
Evangélicos – Com a nomeção de Crivella, a presidente também contempla a bancada evangélica, que tem dado dor de cabeça ao governo nos últimos meses. Eles questionaram a nomeação de Eleonora Menicucci na Secretaria de Políticas para as Mulheres, porque ela é a favor do aborto. E criticaram declarações do secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, sobre igrejas evangélicas. Carvalho chegou a pedir desculpas à bancada evangélica no último dia 15.
Leia a seguir a íntegra da nota divulgada pela Presidência:
O Ministro da Pesca e Aquicultura, deputado Luiz Sérgio de Oliveira, está deixando o cargo depois de prestar inestimável contribuição ao governo. À frente da Secretaria de Relações Institucionais e, depois, como responsável pela pasta da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio desempenhou com dedicação e compromisso com o país todas as tarefas que lhe foram atribuídas pela presidenta Dilma Rousseff.
Em seu lugar, assume o senador Marcelo Crivella, representando o PRB, partido do inesquecível ex-vice presidente José Alencar. A mudança permite a incorporação ao Ministério de um importante partido aliado da base do governo. A presidenta está segura de que, à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura, o senador Marcelo Crivella prestará relevantes serviços ao Brasil.
O ministro Luiz Sérgio retorna à Câmara dos Deputados, onde continuará a merecer o apoio e a confiança da presidenta Dilma Rousseff e a prestar excepcional contribuição ao país.
Veja.Com