Para se prevenir contra os transtornos e prejuízos que podem ser causados pelo roubo, furto ou extravio de documentos, durante o Carnaval ou qualquer outro feriado, quando essas ocorrências aumentam, o consumidor conta com um serviço gratutito de alerta que notifica lojistas sobre operações indevidas com cheques ou cartões de terceiros. Trata-se do SOS Cheques e Documentos, da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
O serviço de utilidade pública pode ser acionado gratutitamente pelo consumidor em qualquer região do país, pelo telefone 0800 011 15 22 ou pela internet. Ao utilizar o SOS Cheques e Documentos, o consumidor solicita a inclusão de um registro de alerta em seu nome para prevenir fraudes e prejuízos em consequência do roubo, furto ou extravio de seus documentos.
“Essa medida prática, gratuita e rápida serve para que, em caso de uma possível tentativa de uso indevido do documento, antes que o crédito seja aprovado pelo lojista, um sinal de alerta seja enviado para impedir a transação”, diz Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Serviços. Os registros de documentos extraviados, roubados ou furtados aumentam em 15% durante os feriados, segundo levantamento da Boa Vista Serviços.
Além de notificar o SOS Cheques e Documentos, é importante, ressalta Dourado, que o dono dos documentos também entre em contato com os bancos e as empresas de cartão, para comunicá-los do roubo ou perda, e que faça um boletim de ocorrência, que poderá servir de prova em caso de fraudes cometidas com documentos extraviados.
Leia mais: Brasil 247