Na tentativa de ampliar e melhorar ainda mais os serviços públicos no interior do Estado, a Junta Comercial de Sergipe (Jucese), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), irá realizar os atendimentos através do Ceac Móvel. Foi o que ficou decidido na última segunda-feira, 13, durante reunião entre Vinicius Mazza, presidente da Jucese, e representantes da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Orçamento (Seplag).
Vinicius Mazza acredita que a parceria será muito importante para os usuários, que terão mais um canal de acesso a informações e serviços sobre o registro de empresas. “O Ceac Móvel é uma grande iniciativa do Estado e fazer parte dela vai ser muito bom. Os usuários terão muito mais facilidade”, analisa.
De acordo com Eduardo Garcez, diretor de Tecnologia da Informação da Jucese, emissão de certidões e consulta de documentos serão os serviços básicos iniciais. “De qualquer forma, já será uma facilitação. Mas estamos vendo a possibilidade de analisar o processo no próprio Ceac Móvel”, revela Eduardo Garcez. O convênio entre os órgãos ainda será assinado, mas em breve a Jucese estará disponível no Ceac Móvel.
Para Marcio Monteiro, assessor técnico da Sedetec, o que se busca com essa iniciativa é reduzir o tempo de registro das empresas. “Além disso, irá levar uma informação mais qualificada para os empresários e contadores do interior. Sem contar que agrega uma oferta maior de serviços e beneficia, principalmente, aquelas cidades de menor porte”, acredita.
Segundo Marcio, o segundo momento dessa ação é ampliar a proposta de atendimento, agregando um serviço especial para o registro dos empreendedores individuais. “Primeiro é preciso avaliar o andamento, para depois começar essa próxima etapa”, acrescenta o técnico.
Ceac Móvel
Desde 2009, a proposta bem sucedida dos Ceacs foi reunida em um módulo itinerante para promoção da cidadania que se concretizou como Ceac Móvel que procura dar acesso aos serviços públicos às pessoas em seu próprio município. A unidade, que oferece 85 serviços de 14 órgãos parceiros, é constituída por um ônibus que transporta toda a estrutura moderna e necessária para reproduzir o atendimento de uma sede institucional normal – com antena via satélite, computadores, impressoras, birôs, cadeiras e até tendas climatizadas para espera. Desde sua criação, a estrutura já passou por todos os municípios sergipanos.
Anderson Christian de Souza – Ascom/Jucese e Sedetec