Atendendo às recomendações da Defesa Civil, a Gerência Executiva do INSS em Sergipe, interdita o prédio e suspende as atividades, devido problemas em sua estrutura. Na manhã desta quinta-feira (09), uma reunião, no auditório do edifício, localizado na Avenida Dr. Carlos Firpo, Centro Comercial de Aracaju, entre gerência, funcionários e Defesa Civil traçou alguns pontos da atual situação e das alternativas a serem definidas.
Segundo informações passadas pelo o coordenador da Defesa Civil Estadual, Tenente Coronel, Mendes, a edificação corre risco de pegar fogo. “A instalação é velha e foi projetada para uma demanda de 40 anos e atualmente existe um grande perigo de incêndio. Inclusive estabelecido em um laudo técnico respaldado por um profissional de engenharia elétrica”, explica.
Com relação à parte estrutural do prédio Mendes diz que o prédio não corre risco de desabar. “Observamos que as patologias referem-se a riscos voltados para incêndio. Não existem motivos para pânico, pois a estrutura não oferece perigo de desabamento”, destaca.
De acordo com o coordenador foram detectados vários problemas na estrutura do edifício. “Estamos embasados em um laudo que nos mostra que pontos de infiltração em alguns pilares, placas do revestimento externo do prédio deteriorados, oxidações de ferro danificadas”, comenta.
O coronel Mendes relata ainda que outros prédios em Aracaju passam por situaçãoes semelhantes. “Existe em Aracaju edificações que são muito antigas e estão fechadas sem nenhum tipo de fiscalização e mesmo não tendo ningúem residindo o risco de desabamento existe”, relata.
O Gerente Executivo do INSS, Augusto Fábio, informa que uma nova sede já está preparada para receber os servidores. “A gerência executiva já começou o processo de mudança da sede, que deve ser concluída no prazo de 30 dias. A nova sede fica na Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, no Bairro Jardins”, informa.
Augusto Fábio afirma que os trabalhos e serviços não serão afetados. “As atividades realizadas no edifício serão remanejadas para outras unidades do INSS, pois as agências da Previdência não sofrerão qualquer interrupção, sendo os benefícios como aposentadorias, pensões e auxílios não deixarão de serem pagos”, afirma.
Os benificiários do INSS podem obter informações através do telefone 135.
Flávio Antunes do G1 SE