Representantes dos municípios e entidades engajadas no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes participaram na manhã de hoje, 8, do evento sediado pela Secretaria de Direitos Humanos e da Cidadania, SEDHUC, no auditório do Banese da av. Augusto Maynard. O evento promovido pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes planejou ações para o próximo dia 18 de maio, dia nacional de enfrentamento à violência sexual de Crianças e Adolescentes e debateu com os municípios estratégias para as ações para todo o ano de 2012.
O evento contou com a emocionante apresentação do espetáculo “Mala Sem Alma” do Grupo de formação de atores do SESC Aracaju com Autoria e direção de Ewertton Nunes. O grupo de teatro retratou, através da arte, o cotidiano de muitas famílias, a realidade vivenciada em muitas casas. De forma leve e impactante todo o público ficou emocionado. Outro ponto importante do evento foi a apresentação do Projeto Quebrando o Silêncio,…..
De acordo com o Secretário de Estado de Direitos Humanos e da Cidadania, Luis Eduardo Oliva essa reunião possibilita alertar a sociedade sobre a necessidade de união no combate a esta violência que tem crescido muito no Estado.
“A proposta de hoje é estreitar o diálogo com os representantes dos municípios e para juntos buscar as ações durante todo o ano. E nós da SEDHUC temos o compromisso de colaborar e colocar em prática políticas que efetivamente promovam e fortaleçam os direitos humanos de crianças e adolescentes no Estado de Sergipe”, ressalta o secretário de Direitos Humanos do Estado.
Segundo o coordenador do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Danival Falcão, é preciso exercitar a elaboração do diagnóstico para priorizar ações nos municípios que têm maior índice deste tipo de violência infantil. “ É preciso que os conselhos tutelares, segurança pública, saúde e demais órgãos atue em cada município para fortalecer a rede em ações tanto para o enfrentamento, quanto para a prevenção”, explica Falcão.
“ Esta é a primeira de muitas reuniões que promoveremos durante o ano com toda a rede. Mas especificamente em 18 de maio queremos realizar um grande ato público para chamar a atenção da sociedade para que juntos possamos combater esse tipo de violência”, alerta Falcão.
Municípios em estado de alerta
A partir da publicação do mapeamento da Polícia Rodoviária Federal foi detectado 17 pontos críticos deste tipo de exploração. Seis municípios apresentam índices alarmantes que são Malhada dos Bois, Capela, Itaporanga, Laranjeiras, Lagarto e Socorro. “ Depois da construção da ponte que liga a Barra dos Coqueiros a Aracaju, a Barra passou a fazer parte deste quadro crítico de violência.
Segundo Danival Falcão, os pontos vulneráveis que precisam ser trabalhos mais intensivamente são os postos de gasolina e bares. “ Nestes seis municípios estamos realizando seminários para vermos de que forma podemos prevenir e enfrentar esse problema e em 2012, de forma conjunta daremos continuidade a este trabalho e agiremos de forma estratégica em cada município, em parceria com todos os órgãos envolvidos e sociedade em geral”, conta Falcão.
O secretário Luis Eduardo Oliva afirma que os números são preocupantes. “São preocupantes e por outro lado não são precisos porque ainda é preciso conscientizar a importância da denúncia pelo disk 100 e do disk 181. Os municípios têm que continuar se comprometendo em buscar dados para auxiliar neste monitoramento.”, revela Oliva.
De acordo com a Coordenadora Geral de Políticas Estaduais e Direitos Humanos e Cidadania, Karyna Sposato, ao contrário do que muitos pensam, não é que a violência sexual contra crianças e adolescentes tenha aumentado, mas sim a capacidade de notificação cresceu. “As campanhas em âmbito nacional tem ajudado neste quadro e temos que propagar cada vez mais massiçamente esta campanha para denúncias. O Disk 100 é o número nacional, mas temos o disk 181 que é daqui do Estado, as pessoas devem denunciar e para isso precisamos conscientizá-las de que esse mal precisa ser combatido”, orienta Karina Sposato.
Projeto Quebrando o Silêncio
No evento a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania de Sergipe apresentou um projeto proposto pelo órgão que é um plano de ação efeito de combate à violência sexual infantil no Estado, é o Projeto Quebrando o Silêncio PAIR – Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A SEDHUC celebrou o Convênio junto à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para a realização do projeto.
De acordo com a com a Coordenadora Geral de Políticas Estaduais e Direitos Humanos e Cidadania, Karyna Sposato o projeto tem como proposta realizar cinco reuniões de articulação política e institucional inicialmente nos municípios de Itabaiana, Estância, Propriá, Canindé e Aracaju e a partir daí fazer o diagnóstico sobre violência sexual contra crianças e adolescentes para que seja publicado em cartilha. A SEDHUC propõe que haja um curso de capacitação de 50 participantes, sendo 10 de cada município) junto a rede de proteção.
Outra etapa é a realização de e audiências com Gestores Públicos para a celebração de um pacto em prol do Enfrentamento da Violência Sexual contra crianças e adolescentes. Com eles será feito o Pacto pelo Enfrentamento com os gestores municipais, a construção do POL (Plano Operativo Local) nos cinco municípios e a Formação das comissões Intersetoriais de acompanhamento do PAIR.
De acordo com o secretário de Direitos Humanos e da Cidadania, Luis Eduardo Oliva, o Lançamento oficial do Projeto ocorrerá após a liberação dos recursos financeiros pela SDH.
Ascom SEDHUC