A Polícia Militar de Sergipe, através do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), apreendeu, na manhã desta terça-feira, dia 7, um total de 29 pássaros silvestres que estavam presos em gaiolas, no bairro Santa Maria, zona sul da capital sergipana.
A polícia chegou à residência após denúncia de populares sobre a existência dos referidos animais engaiolados. No local, a equipe do PPAmb apreendeu curió, pássaros “cabeça”, pássaros pretos, pássaro “sofrê”, “bigode”, viuvinho, pássaros “papa-capim”, “azulão”, “sanhaço”, canário-da-terra, caboclinho e sabiás.
Vale ressaltar que o ato de vender, expor à venda, exportar ou adquirir, guardar, ter em cativeiro ou depósito espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória configura crime, tipificado no art. 29, III, da lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 – Lei de Crimes Ambientais.
“Além disso, algumas aves apresentam sinais de maus-tratos, com algum ferimento próximo ao bico, ou com deformações na asa ou cauda”, salientou tenente Priscila, subcomandante do PPAmb, informando que tal prática também está tipificada como crime no art. 32 da Lei de Crimes Ambientais.
SSP/SE