A Promotoria de Justiça do Terceiro Setor realizou audiência com o Presidente da Associação Sergipana de Blocos e Trios – ASBT, Lourival Mendes de Oliveira Neto, tendo a participação de Anselmo Silva, Superior da Ordem Missionária dos Padres Irmãos Mauritanos e dos seus respectivos advogados.
A audiência foi realizada com o intuito de instruir procedimento tramitante na Promotoria Especializada do Terceiro Setor, deflagrado pelo Padre Anselmo Silva, que indagou a natureza filantrópica da ASBT e o direcionamento de verbas públicas recebidas pela entidade.
Durante o transcorrer do referido ato processual, foi observada a existência de Ação Popular em curso na 1ª Vara da Justiça Federal, instaurada pelo ex-deputado Nelson Araújo, cujo objeto abrange a matéria ventilada no procedimento administrativo.
Após juntada de documentos por ambas as partes, a Promotora de Justiça, Dra. Cecília Nogueira Guimarães, fixou os pontos controvertidos a serem esclarecidos pela denunciada, tais quais: o montante de recursos públicos recebidos pela ASBT entre 2006 e 2011, sua prestação de contas, identificação dos entes públicos autores dos repasses financeiros e a participação de dirigentes da ASBT em alguma empresa que trabalha nos eventos organizados pela associação.
A Promotoria fixou um prazo de 15 (quinze) dias úteis para que a ASBT se manifeste e apresente a documentação solicitada pelo Ministério Público de Sergipe.
MP/SE