Foram 46 ruas calçadas num investimento superior a R$ 7 milhões. A inauguração conteceu durante a abertura da segunda etapa do Verão Sergipe na Caueira
O governador Marcelo Déda aproveitou a abertura da segunda etapa do Verão Sergipe e entregou nesta sexta-feira, 3, mais obras à população sergipana. Desta vez, o povoado Caueira, no município de Itaporanga D’Ajuda, foi contemplado.
Lá, o Governo do Estado, por meio do programa Sergipe Cidades, investiu R$ 7.987,942,35 em serviço de pavimentação em paralelepípedo e implantação de meio fio em 46 ruas, totalizando 79.256,85 m² de área pavimentada, sendo que, em 27 destas, também foram executados os serviços de fornecimento e assentamento de tubo em concreto, implantação de galeria retangular simples e galeria retangular dupla, resultando na drenagem pluvial de 27 ruas.
De acordo com Marcelo Déda, a obra é de grande relevância, pois a Caueira se transformou em um importante polo turístico e referência do litoral sergipano.
O prefeito de Itaporanga D’Ajuda, César Mandarino, garantiu que todas as obras que estão sendo entregues pelo governador Marcelo Déda mantêm a cidade em posição de destaque. “Agora seremos o ponto mais atrativo da região Sul do estado. O governador fez uma grande obra aqui”.
Desenvolvimento
Déda lembrou ainda da inauguração da ponte Joel Silveira, em 2010, que liga Aracaju ao município de Itaporanga, construída com o objetivo de alavancar o desenvolvimento turístico entre as cidades cidades. “Nós entendíamos que era fundamental oferecer infraestrutura, porque as pessoas iriam procurar essa região como mais uma alternativa na área do turismo, incorporação imobiliária, entre outras coisas”.
O governador relatou números que asseguram o crescimento do turismo. “É um setor que movimenta vários setores, e todos se beneficiam do momento bom. Sergipe está vivendo um grande momento. Ano passado, tivemos um milhão de passageiros no desembarque do aeroporto de Aracaju. Na Folha de São Paulo do dia 2 de fevereiro, foi publicada uma notícia extraordinária. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), disse que Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte tiveram uma queda e as novidades eram Aracaju, Maceió e João Pessoa. Tudo isso aponta para esses investimentos continuarem. Na geração de emprego do Estado, quatro por cento dos empregos gerados foram na aérea de turismo, quando a média nacional ficou na caa de dois por cento”, revelou.
Verão Sergipe
O governador Marcelo Déda pontuou o incremento no turismo gerado com o Verão Sergipe, que este fim de semana ocorre na Caueira. “É com muita alegria que abrimos a segunda etapa do Verão Sergipe, que é um festival realizado há cinco anos. O turista que visita Sergipe precisa ter agenda, ter evento para que ele frequente, participe. A ideia do Verão Sergipe, junto com atividades realizadas pela prefeitura de Aracaju e pela iniciativa privada, é promover o verão. Temos o revellion de Aracaju, o Pré-Caju, o Verão Sergipe e o Projeto Verão. O que significa que entre janeiro e fevereiro, temos cinco finais de semana ocupados com eventos. Isso traz mais turistas e dá mais opções a quem nos visita, além de oferecer ao público sergipano uma programação cultural de qualidade”, afirmou.
A secretária de Estado de Cultura, Eloísa Galdino, destacou a diversidade musical da festa. “Temos uma mistura musical muito grande. Trouxemos bandas selecionadas através de edital, rock, samba. A novidade deste ano é o tecnomacumba do Maranhão, com Rita Ribeiro. Costumo dizer que a arena da Caueira tem um simbolismo especial, porque foi aqui que o projeto começou há cinco anos. Quando o Projeto Verão começou aqui, trouxemos a redescoberta da Caueira pelos sergipanos e pelos turistas. A expectativa é sempre positiva”.
Presenças
Participaram da solenidade de inugurção das ruas os secretários de Estado da Comunicação Social, Carlos Cauê; da Casa Civil, Jorge Alberto; da Educação, Belivaldo Chagas; da Cultura, Eloisa Galdino; do Desenvolvimento Urbano, Sérgio Ferrari; o subsecretário de Articulação com os Municípios, Jorge Araújo; e o presidente da Emsetur, Paulo Henrique Sobral. Além dos senadores Antônio Carlos Valadares e Lauro Bomfim; os deputados federais Márcio Macêdo e Valadares Filho; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Luciano Pimentel; o superintendente do Sebrae, Lauro Vasconcelos, entre outros.
Agência Sergipe de Notícias