Quando foi implantado há pouco mais de dois anos pelo Governo do Estado, o Programa Sergipe Cidades assumiu o compromisso de promover o desenvolvimento social e econômico, garantindo à população sergipana melhorias significativas em sua qualidade de vida.
As melhorias proporcionadas pelo programa estão sendo concretizadas em todo o interior do estado, através de diversas obras, cujo objetivo principal é atender as demandas indicadas pela população durante as conferências municipais e territoriais realizadas antes de sua implantação.
No município de Itabaiana, a 58 km de Aracaju, o programa – que é resultado da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb) – está concluindo a construção de uma delegacia de grande porte, que em muito contribuirá para a segurança da população, estimada em aproximadamente 90 mil habitantes.
A delegacia
Situada entre a Avenida Olímpio Arcanjo dos Santos e a Rua José Luciano Siqueira, próxima aos campi da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Tiradentes (Unit), a unidade policial possui 939,62 m² de área construída, sendo 475,41 m² no pavimento térreo e 464,21 m² no pavimento superior.
Segundo a fiscal, arquiteta e urbanista da obra, Ana Carolina Simões, o resultado superou o planejado. “A concepção do projeto feito pelo arquiteto Murilo Guerra tinha como objetivo criar um espaço que atendesse às necessidades dos usuários dos serviços prestados por esse tipo de instituição e, ao mesmo tempo, oferecesse comodidade. O que vemos hoje é uma delegacia semelhante a um fórum, tamanho é o número de salas e a ampla distribuição delas, bem como as áreas de circulação em toda a unidade”, explica.
O pavimento térreo é composto por recepção, sala de espera, sala de atendimento, balcão de informações individualizado, sala da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sala de comunicação, sala para nobreak, dois cartórios, duas salas de custódia, duas salas de reconhecimento de vítimas, duas salas de flagrantes, duas salas para agentes, duas salas para delegados, depósito para armas, depósito de apreensão, copa, quatro banheiros – sendo dois para cada sexo – e jardim de inverno.
Interligado por uma espaçosa escada, o pavilhão superior da delegacia possui uma sala para agentes, uma sala de conciliação, um auditório destinado aos profissionais, uma sala de espera, dois cartórios, duas salas para delegados, dois alojamentos com suítes, terraço, área de ventilação, quatro sanitários – dois para cada sexo – corredores de circulação, além de uma área com 112.53 m² para futura ampliação.
O engenheiro civil da Assessoria de Planejamento (Asplan) da Sedurb, Rodolfo Teixeira, conta que o bom aproveitamento do espaço não foi apenas no interior da obra. “Na área externa da delegacia foi construído estacionamento com oito vagas para visitantes, marco para bandeiras e um amplo espaço de circulação. Aos fundos encontram-se as sete salas de passagem, estacionamento privativo coberto com oito vagas para automóveis e cinco vagas para motocicletas. Toda a pavimentação foi executada em paralelepípedo com aplicação de meio fio”, detalha.
Segurança e praticidade
De acordo com Ana Carolina Simões, o projeto foi elaborado visando assegurar conforto. “A unidade prisional foi concebida de maneira a propiciar praticidade aos usuários e profissionais. Além da boa divisão dos espaços, o local possui projeto paisagístico na parte frontal, no interior e também nos fundos, o que torna o ambiente mais leve”, detalha.
Ela acrescenta que os padrões de acessibilidade são rigorosamente respeitados. “As pessoas com mobilidade reduzida terão acesso a todos os serviços da delegacia, uma vez que foram construídas rampas e aplicado piso tátil em todo o entorno do prédio. O fato da unidade não dispor de elevador não será empecilho, visto que todas as salas no pavimento superior são de cunho administrativo e voltado exclusivamente para os profissionais”, explica Ana Carolina.
Melhorias significativas
Com investimentos na ordem de R$ 1.647.691,19, a nova Delegacia Regional de Itabaiana já causa repercussão positiva antes mesmo de ser inaugurada. A estudante do sexto período de Biologia da Universidade Federal de Sergipe, Edneide Machado, parabeniza o Governo do Estado pela realização da obra. “Com certeza essa nova unidade policial vai trazer melhorias significativas para a segurança e para o desenvolvimento da cidade. Nota 10 ao Governador”, destaca.
O mototaxista Erivaldo Lima, 48 anos, conta que a obra do Sergipe Cidades chega em boa hora. “Há muito tempo que Itabaiana carecia de uma delegacia desse porte, pois a cidade cresceu muito nos últimos anos e junto com o crescimento também vieram os problemas. É claro que um prédio como esse faz com que o cidadão se sinta mais seguro, sem contar que, além de bem localizada, ela por si só garante tranqüilidade aos moradores do bairro e principalmente às dezenas de universitários”, avalia.
O prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo, também comunga com a opinião do mototaxista. “Essa é uma obra de grande importância para o município e, com certeza, vai melhorar a qualidade de vida dos usuários, dos profissionais que nela irão trabalhar e até mesmo das pessoas que forem detidas”, analisa.
Cidadania
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Antonio Sérgio Ferrari Vargas, a delegacia é um divisor de águas na segurança pública de Itabaiana. “Maior entre as 30 unidades policiais construídas pelo programa em todos os territórios sergipanos, a delegacia vem atender as demandas identificadas durante assembléias populares e territoriais do município, bem como suprir a necessidade da segunda maior cidade de Sergipe”, declara.
Ferrari ressalta que obras dessa natureza reforçam ainda mais a preocupação do governador Marcelo Deda para com o povo sergipano. “O Sergipe Cidades vem liderando um processo inovador de desenvolvimento, pois tem garantido aos sergipanos a universalização dos seus direitos, uma vez que, investindo cada vez mais em segurança pública, o Governo do Estado proporciona a cidadania absoluta aos seus munícipes”, enfatiza.
Agência Sergipe de Notícias