Aos 94 anos, dona Dalva veio a óbito ao final da tarde dessa sexta-feira, 20, por falência múltipla dos órgãos
Na manhã deste sábado, 21, o governador Marcelo Déda esteve presente no velório e sepultamento do corpo da senhora Dalva Ayres de Freitas Britto, mãe do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, e do ex-prefeito de Propriá, Paulo Britto. Aos 94 anos, dona Dalva veio a óbito ao final da tarde dessa sexta-feira, 20, por falência múltipla dos órgãos. Ambos os atos ocorreram no Cemitério Parque Colina da Saudade.
Acompanhado da primeira-dama Eliane Aquino, o governador descreveu Dalva Ayres de Britto como um exemplo de mãe, cuja presença na família é mais do que apenas física, mas também espiritual e de liderança. “Ao lado do doutor João Fernandes de Britto, dona Dalva ofereceu a Sergipe uma família ilustre, de homens e mulheres trabalhadores, dedicados a várias atividades e em cada uma delas sempre contribuindo com a sociedade e com o Estado de Sergipe”, ressaltou.
“São homens e mulheres que traduzem no seu cotidiano, no brilho da sua atuação, no respeito que têm da sociedade, os ensinamentos que recebeu do pai e, sem dúvida alguma, do carinho e amor que sempre receberam da mãe”, complementou o governador, citando como exemplos o ministro Carlos Brito, “que tanto orgulha o nosso povo pela forma competente, humana e cívica como exerce o cargo de ministro do Supremo”, o ex-prefeito Paulo Britto, “médico e político que tanto contribuiu com a grandeza da cidade de Propriá”, e o ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, que é neto de dona Dalva.
Segundo Déda, dona Dalva, que ao todo teve 10 filhos, parte deixando as suas sementes através da vida de cada um deles. “E cada um de seus filhos dá continuidade às lições de amor, de afeto, de ética, que receberam no berço da sua querida mãe”, concluiu o governador, enfatizando que sua presença na ocasião, ao lado da primeira-dama, teve o intuito de levar os sentimentos e a solidariedade aos familiares de dona Dalva: “Uma família com a qual tenho laços de amizade de décadas e uma relação pessoal de muito carinho”.
Em nome dos familiares, o ministro Carlos Brito falou um pouco a respeito de sua mãe momentos antes do sepultamento. “Nosso conforto espiritual é muito grande neste momento. Aqui se despede de nós um ícone, um modelo de virtudes, uma líder que nos inspirava permanentemente. Uma mulher, antes de tudo, afetiva, que sabia conciliar leveza e firmeza. Com o falecimento de Dalva, a nossa estrela, um ciclo de fecha, mas a vida segue, agora mais fácil com os ensinamentos e bênçãos deixados por ela”, discursou Carlos Britto.
Na ocasião estavam ainda diversos familiares de dona Dalva e autoridades políticas locais, como os deputados federais Márcio Macêdo e Rogério Carvalho.
A^gência Sergipe de Notícias