O Instituto EGBÉ – Cultura e Educação Afro-brasileira realiza, no dia 10 de agosto, o EGBÉ LAB – Partilha, encontro gratuito sobre roteiro, direção e desenvolvimento audiovisual de longas-metragens. A atividade acontece às 19h, no Espaço Vem de Sergipe, em Aracaju, e reunirá as diretoras Luciana Oliveira e Carolen Meneses para compartilhar experiências construídas durante o EGBÉ LAB – Fortalecendo o Cinema Negro Sergipano. Com 15 vagas disponíveis, o encontro recebe inscrições até 31 de julho.
A partilha marca o encerramento público do ciclo de formação e desenvolvimento iniciado em maio. Durante o encontro, as cineastas apresentarão aprendizados surgidos ao longo das consultorias e mentorias realizadas pelo laboratório. A conversa partirá dos processos criativos do telefilme Samba de Celebração e do longa-metragem Abya Yala: Raízes do Futuro para abordar as relações entre roteiro e direção na construção de uma obra audiovisual.

Luciana Oliveira e Carolen Meneses compartilham experiências de roteiro e direção construídas durante o desenvolvimento de longas-metragens – Foto: ascom/divulgação
Realizado pelo Instituto EGBÉ, o laboratório acompanhou os dois projetos, contemplados pela Lei Paulo Gustavo em Sergipe, por meio de encontros coletivos e individuais, consultorias de roteiro e direção e uma imersão de desenvolvimento. As atividades incluíram exercícios de escrita e reescrita, análises de filmes e projetos, elaboração de planos de direção e preparação de materiais de apresentação e pitching.
Para João Brazil, produtor executivo do projeto e diretor institucional do Instituto EGBÉ, o laboratório amplia as formas de atuação da instituição no fortalecimento do cinema negro sergipano. “O EGBÉ LAB nasce da necessidade de ampliar as oportunidades de formação, criação e intercâmbio para realizadores negros e de valorizar o cinema negro produzido no estado. Com a Partilha, a gente faz esse conhecimento circular, para que ele alcance outros realizadores e aproxime o público da maneira como essas obras são pensadas e construídas”, afirma.
O acompanhamento narrativo foi conduzido por Victor de Rosa, roteirista, pesquisador e curador responsável pela mentoria dos projetos. O laboratório também contou com consultoria de roteiro da cubana Xenia Rivery e consultoria de direção da cineasta Everlane Moraes.
Samba de Celebração é um telefilme dirigido por Luciana Oliveira e escrito por Jéssica Maria Araújo e Victor de Rosa. A história acompanha Alice, uma mulher quilombola grávida que precisa decidir se realizará a Meladinha, tradição comunitária promovida após o nascimento de uma criança. Luciana é cineasta, curadora e coidealizadora da EGBÉ – Mostra de Cinema Negro. Mestra em Cinema e Narrativas Sociais e doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe, também integra a Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e é sócia das produtoras Rolimã Filmes e Vem de Sergipe.
Já Abya Yala: Raízes do Futuro é um longa-metragem dirigido por Carolen Meneses e escrito pela realizadora em parceria com Beatriz Leal. A trama acompanha uma cidadã abya-yalense do ano 3000 que retorna ao passado em busca da semente de uma árvore luminosa capaz de regenerar a flora de seu tempo. Carolen é formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense e especializada em Roteiro pela Escola Internacional de Cinema e Televisão (EICTV). Sócia da Floriô de Cinema, dirigiu os curtas-metragens Ímã de Geladeira, Babá Eletrônica e Corre.
Serviço
EGBÉ LAB – Partilha
Data: 10 de agosto de 2026, às 19h
Local: Espaço Vem de Sergipe — Rua Manoel Andrade, 2819, Coroa do Meio, Aracaju/SE
Vagas: 15
Inscrições: gratuitas, até 31 de julho de 2026
Formulário: https://forms.gle/sF5cXyWESLfTrKrE8
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Da Assessoria de Comunicação




















































