O Governo de Sergipe realizou nesta terça-feira, 20, a abertura oficial da Jornada Pedagógica 2026 da Rede Pública Estadual de Ensino, em solenidade no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. O evento marcou o início dos trabalhos pedagógicos do ano letivo e contou com a presença do governador Fábio Mitidieri, do vice-governador Zezinho Sobral e da secretária de Estado da Educação, Gilvânia Guimarães, entre outros gestores, representantes de instituições parcerias da da Educação, professores e equipes técnicas das 319 escolas estaduais.
Com o tema central ‘Conectando saberes, transformando vidas’, a Jornada da Educação da Rede Pública Estadual 2026 teve o objetivo de alinhar práticas educacionais, fortalecer o uso de tecnologias em sala de aula e preparar a rede para os desafios contemporâneos da educação.
No evento, o governador Fábio Mitidieri ressaltou o compromisso do Estado com a inovação e a valorização dos profissionais da educação, assim como anunciou novidades para o Programa Sergipe no Mundo. “No final do ano passado, aprovamos uma lei estendendo o Sergipe no Mundo também para os professores. E neste ano cada país terá pelo menos um professor, entre outras ações, como a parceria com a Universidade de Columbia (EUA), uma das mais renomadas do mundo, onde os professores poderão fazer uma imersão em Nova York. Nós teremos também 200 alunos no programa Sergipe no Mundo e, como a temática de hoje é tecnologia, também inserimos no programa o eixo Tecnologia, com três novos destinos: China, Singapura e o Vale do Silício, na Califórnia. E com isso a gente vai avançando nas conquistas, na qualificação e nas oportunidades”, disse Mitidieri.
O governador também enfatizou que a integração entre tecnologia e educação é uma política da gestão estadual. “Neste ano, a Jornada Tecnológica traz a temática dos avanços tecnológicos, com o uso da inteligência artificial, robótica e outras tecnologias dentro da sala de aula, para preparar os professores e os alunos para essa nova realidade”, pontuou o gestor.
Ao tratar do tema central do evento, a secretária de Estado da Educação, Gilvânia Guimarães, reforçou o foco desta edição da Jornada Pedagógica na aplicação prática das inovações educacionais. “A gente tem a inovação tecnológica como um fator predominante hoje e no ano passado disponibilizamos tablets para todos os nossos estudantes de ensino médio, todas as 319 escolas têm internet segura, via fibra óptica e neste ano a gente tem a oferta no 6º e no 7º ano do Ensino Fundamental Integral, do componente de Inteligência Artificial – IA, assim como na segunda série de Ensino Médio, para que as habilidades e competências envolvendo as questões tecnológicas estejam também sendo trabalhadas em nossas escolas”, informou a titular da Seed.
Programação
A abertura da Jornada Pedagógica 2025 contou com atividades voltadas à iniciação tecnológica, incluindo a apresentação de robôs e palestras com especialistas, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a modernização do ensino. A programação segue até o dia 30 de janeiro, com formações nas Diretorias Regionais de Educação e o planejamento interno das unidades escolares, consolidando o alinhamento das ações pedagógicas para o início das aulas.
Segundo Gilvânia, a Jornada Pedagógica é um espaço essencial de escuta, formação e alinhamento das diretrizes educacionais. “Este momento é preparatório, no qual a gente diz o que espera desse ano letivo, colocando o foco em relação ao pedagógico e colocando a educação nessa perspectiva de transformação de vidas”, resumiu.
Durante a solenidade, o vice-governador Zezinho Sobral pontuou que o planejamento pedagógico é determinante para o sucesso do ano letivo e lembrou o reconhecimento da evolução da Educação de Sergipe nos últimos anos. “Sergipe por dois anos consecutivos obteve a complementação do Valor Aluno Ano Resultado (Vaar), como um reconhecimento dos avanços da Educação em Sergipe, onde há inclusão, gestão democrática, ICMS Social, elementos aferidos pelo Ministério da Educação. Apenas nove estados neste ano e sete, no ano passado, tiveram esse reconhecimento. Dessa maneira a gente materializa por meio de avaliações externas o bom desempenho da educação sergipana”, destacou.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Agência Sergipe de Notícias


























































