O governador Fábio Mitidieri abriu, nesta sexta-feira, 5, a terceira edição da Vila do Natal Iluminado 2025. A programação na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju, segue diariamente até o próximo dia 28 de dezembro, das 17h às 22h. O Governo do Estado investiu R$ 5.389.469,60 na estrutura, que proporciona todas as atrações de forma gratuita para a população.
Após o grande sucesso das edições anteriores, a Vila do Natal Iluminado retorna em 2025 para sua terceira edição, com o tema ‘Viva à magia que transforma’. O evento contará com ampla estrutura, diversas atrações voltadas ao público de todas as idades.
Ao visitar o entorno, o governador destacou a beleza da cidade nesta época do ano e frisou a contribuição do governo na criação de um espaço de lazer e entretenimento para os sergipanos. “O evento oferece decoração natalina, brinquedos gratuitos, como pista de patinação e roda-gigante, teatro, cinema, espaços sensoriais para crianças e artesanato. O objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor e acessível a todos, independentemente de classe social, cor ou gênero, com melhorias a cada ano. Enfatizamos a importância de celebrar o Natal com gratidão e destaco que estamos diante de um dos eventos natalinos mais bonitos do país, em colaboração com o município”, frisou.
O secretário de Estado da Comunicação, Cleon Menezes, destacou que, com a realização da Vila, o governo tem o objetivo de aquecer o turismo, gerar empregos e renda para Sergipe. “O evento, já aguardado pela população, oferece pista de patinação no gelo, a única do Nordeste, roda-gigante, teatro com foco na cultura local e apresentações de reisado. É buscar celebrar o Natal e seus valores, misturando-os com a cultura regional, proporcionando um ambiente acolhedor, tanto para trabalhadores quanto para o público que busca diversão”, pontuou.
Vila do Natal Iluminado
A composição da Vila reúne teatro, montanha-russa, espaço multissensorial, roda-gigante, pista de patinação, espaço recreativo, apresentações artísticas, paradas natalinas, arena gamer, artesanato e Economia Solidária, além da tradicional Casa do Papai Noel, igreja cenográfica, personagens natalinos, quatro lanchonetes e seis bares distribuídos pelo espaço. A árvore de Natal de 20 metros de altura é um dos destaques da decoração, reforçando o clima festivo e iluminado da vila.
A programação artística está dividida entre o Palco 360°, coordenado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), com duas atrações por noite, às 18h e às 20h, e o teatro, cuja agenda é organizada pela Funcap. Além das apresentações de Reisado, sempre às 19h30.
O teatro tem capacidade para 80 pessoas em ambiente climatizado, com apresentações de curta duração em duas sessões diárias, às 18h e às 20h. A entrada é gratuita, com organização por fila aberta 15 minutos antes de cada apresentação. Já as apresentações artísticas incluem corais, cantatas e performances que integram música e atuação, distribuídas ao longo da programação.
As paradas natalinas estão previstas para os dias 11, 21 e 25 de dezembro e prometem mais uma vez encantar sergipanos e turistas.
O espaço multissensorial, voltado para acolhimento e autorregulação, funciona com acesso limitado, permitindo a entrada de pequenos grupos por vez, garantindo conforto para pessoas com deficiência, crianças e visitantes neurodivergentes.
Economia Criativa
Durante o evento, o público pode usufruir de uma área dedicada à Economia Criativa, com espaço destinado ao artesanato, empreendedores locais e produtos típicos da temporada natalina. O ambiente conta com estrutura organizada para circulação e estandes padronizados, garantindo visibilidade aos artesãos e variedade de opções ao público visitante.
Estrutura e serviços
A Vila do Natal Iluminado conta com apoio operacional e a presença de órgãos públicos no local, garantindo segurança, atendimento e acolhimento aos visitantes. Para isso, disponibiliza estruturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), da Segurança Pública (SSP), além de disponibilizar, também fraldário, sala de amamentação e espaço multissensorial.
O espaço também conta com praça de alimentação e espaços destinados à Economia Solidária, com comerciantes selecionados pela chamada pública realizada pela Funcap.
Como nas edições anteriores, o evento é 100% gratuito, com atrações distribuídas ao longo da Praça de Eventos da Orla da Atalaia, garantindo circulação confortável e acesso universal.
O evento, que chega à sua terceira edição, é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Funcap, em parceria com a Fecomércio/SE, e conta com apoio da Netiz, Energisa e Iguá Sergipe, e patrocínio do Banese.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Agência Sergipe de Notícias






















































