Conforme o portal SE Notícias divulgou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu demitir o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo (PT-SE), e nomear o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para o cargo.
Depois de meses de especulações e articulações internas, a mudança foi confirmada oficialmente por volta das 20h desta segunda-feira (20).
“Convidei o deputado @GuilhermeBoulos para assumir o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele vai substituir o companheiro @MarcioMacedoPT na função, a quem agradeço por todo o trabalho realizado para a ampliação e o fortalecimento da participação social em nosso governo. A nomeação de Boulos sai amanhã no Diário Oficial”, escreveu o presidente no X.
Mais cedo, Boulos esteve no evento de lançamento do programa Reforma Casa Brasil ao lado do presidente e de ministros.
A Secretaria-Geral é responsável pela articulação do governo com os movimentos sociais. A mudança no comando da pasta vem no momento em que o presidente busca fortalecer a base para as eleições de 2026.
A saída de Macêdo já era ventilada desde o ano passado e voltou a ganhar força recentemente, em meio aos esforços do governo para reorganizar a base.
Com a alteração, Macêdo deve se dedicar à campanha para deputado federal no próximo pleito. Enquanto Boulos, que tem boa interlocução com movimentos sociais, vai intensificar as agendas pelo país de olho na reeleição do presidente Lula.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Daniela Santos e Alice Groth/Metropoles