O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar, nas próximas horas, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. A confirmação oficial está prevista para ocorrer até a próxima terça-feira (21), antes da viagem de Lula à Ásia.
De acordo com fontes do Palácio do Planalto, a decisão já havia sido tomada há algumas semanas, mas o presidente aguardava a definição sobre o futuro do atual ministro Márcio Macêdo.
Na manhã desta segunda-feira (20), o jornalista Narcizo Machado, da FAN FM (99,7), informou em seu programa que um integrante da assessoria de Márcio Macêdo confirmou que o ministro tem agenda com o presidente Lula no Palácio do Planalto marcada para esta segunda-feira, por volta das 18h..

Lula deve anunciar Guilherme Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência – Foto: arquivo/Taba Benedicto / Estadão
A expectativa é que Márcio Macêdo seja remanejado para outro cargo dentro do governo federal ou reassuma alguma função no Partido dos Trabalhadores (PT), onde já atuou como tesoureiro nacional.
A Secretaria-Geral da Presidência é considerada uma das pastas mais estratégicas do governo, responsável por articular a relação direta do Palácio do Planalto com movimentos sociais e entidades populares, além de coordenar parte da estrutura administrativa da Presidência.
Com a possível ida de Boulos ao primeiro escalão, o PSOL tende a ganhar mais protagonismo dentro da base aliada de Lula, reforçando o diálogo do governo com os setores progressistas e de esquerda.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação, com informações do Metropoles.