Dez artesãs e artesãos sergipanos viajaram a Fortaleza para levar o melhor do talento manual local à 7ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce), que acontece até o dia 14 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza/CE. Com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), a cultura e a tradição sergipanas estão representadas em uma das maiores feiras de artesanato do Brasil.

Com o tema “Arte que dá o tom”, a Fenacce segue até domingo, 14, com mais de 400 vitrines –
Foto: Morgana Caroline
Renda irlandesa, madeira, bordado filé, cerâmica, palha de ouricuri, macramê, palha de taboa, esqueletização de folha, bordado ponto de cruz, fuxico e pintura em vitral são as tipologias que estão representando a diversidade do artesanato sergipano na Fenacce.
Para a artesã Camila Vitória, do município de Pacatuba, que trabalha com palha de taboa, a Fenacce é uma grande oportunidade para mostrar seu artesanato e expandir as vendas. É a primeira vez que ela participa de uma feira nacional. “Estou muito feliz de representar Sergipe e, também, muito orgulhosa de trazer o artesanato do meu estado para cá. Vendi seis bolsas, até o momento, e estou muito feliz. Foi a primeira de muitas vendas, a expectativa está a mil”, ressaltou.
O artesão ceramista de Santana do São Francisco, Luis dos Santos, começou a feira festejando muitas vendas já no primeiro dia. “Perdi as contas de quantas peças eu já vendi, e, hoje, é o primeiro dia, apenas. Espero que nos outros dias as prateleiras fiquem vazias”, comemorou.
Já a artesã Lúcia Helena, que trabalha com flor e fuxico, quer repetir e aumentar o sucesso de vendas na Fenacce do ano passado. “A expectativa é a melhor possível. Foi uma viagem muito cansativa, mas só de pensar no prazer de estar aqui, de mostrar nossa arte, de fazer sucesso como nas outras feiras, como na Fenacce do ano passado, esperamos um sucesso ainda maior, a expectativa é grande”, considerou.
O artesanato sergipano chamou atenção da visitante Jéssica Fernandes Pacheco. “Achei maravilhoso, incrível. É de uma riqueza de detalhes, que eu estava ali passando e tive que voltar para ver de perto como era maravilhoso, é sensacional. Aqui, você vai passando e não encontra nada igual. Então, a gente fica até sem palavras porque não tem como explicar tamanha beleza”, enfatizou.
Não só visitantes, mas, também, lojistas de outros estados ficaram encantados com o estande de Sergipe. Foi o caso dos lojistas Thuany Santos e Lucas Negreiros. “Somos do interior do Rio Grande do Norte e o que chamou atenção da gente foram todas essas artes de cerâmica, que é uma coisa que a gente gosta muito. E um dos itens que estamos levando são esses cajus que achamos super realistas. Estamos levando vários para colocar na nossa decoração, a gente amou”, destacou Thuany.
Com o tema “Arte que dá o tom”, a Fenacce segue até domingo, 14, com mais de 400 vitrines, e a expectativa é receber mais de 4.500 artesãos de todas as regiões do Brasil. Será uma oportunidade singular para a divulgação do artesanato e cultura sergipanos, atraindo não apenas olhares, mas também novos negócios e investimentos para o estado.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Agência Sergipe de Notícias