São Cristóvão vem se consolidando como um polo de desenvolvimento regional, combinando patrimônio histórico, potencial turístico e investimentos estratégicos em infraestrutura, educação e inovação. Essa trajetória de crescimento foi reconhecida nesta quarta-feira (27), quando o Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, levantamento que avalia 418 cidades brasileiras com população acima de 80 mil habitantes.
O ranking, que considera 65 indicadores distribuídos em 13 pilares e três dimensões (Economia, Instituições e Sociedade), tem como objetivo apoiar e fortalecer as gestões locais, avaliando a capacidade dos municípios de implementar políticas públicas eficientes, inovadoras e sustentáveis.
No Nordeste, São Cristóvão se destacou como uma das cidades que mais avançaram em competitividade. O município subiu 11 posições em relação a 2024, alcançando a 17ª colocação entre os 96 avaliados na região. O maior destaque foi o pilar de Inovação e Dinamismo Econômico, no qual a cidade conquistou a 1ª posição regional, reflexo direto da atração de investimentos e do fortalecimento do ambiente de negócios.
Outros pilares também registraram avanços significativos. Em Segurança, a cidade saltou 19 posições, ocupando a 7ª posição no Nordeste. No pilar Meio Ambiente, São Cristóvão passou da 35ª para a 25ª posição, enquanto em Telecomunicações subiu nove colocações, alcançando a 73ª posição regionalmente. Na Qualidade da Educação, foco de políticas públicas da gestão municipal, o município avançou sete posições em relação ao ano anterior.
No ranking nacional o crescimento de São Cristóvão também foi expressivo, subindo 41 posições e assumindo a 233ª posição entre os municípios avaliados. Os destaques foram o pilar de Inovação e Dinamismo Econômico, que colocou a cidade na 8ª posição no país — um salto de 50 posições —, e Capital Humano, no qual o município se manteve entre os 15 melhores do Brasil. O pilar de Segurança também avançou significativamente, com São Cristóvão passando para a 100ª posição nacional, 141 posições acima do ano anterior.
O prefeito Júlio Nascimento destacou que os resultados refletem o planejamento estratégico da gestão municipal. “Esses avanços são consequência de investimentos em infraestrutura, inovação, melhoria de serviços públicos e governança. Criamos um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social, aumentando a competitividade do município e fortalecendo a qualidade de vida da população”, afirmou.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira, a gestão municipal desempenhou papel decisivo na evolução do ranking ao fomentar o ambiente de negócios. “A atuação das duas Salas do Empreendedor, com integração digital para facilitar a abertura de empresas, acesso ao crédito, capacitação empresarial e incentivo ao empreendedorismo local, foi fundamental. O índice nacional foi puxado pela dimensão Econômica, com destaque para Inovação e Dinamismo Econômico, em 8º lugar no país, e Capital Humano, em 12º lugar, comprovando que São Cristóvão investe de forma consistente na atração de empresas e na qualificação profissional”, explicou.
No contexto estadual, São Cristóvão consolidou-se como o segundo município mais competitivo de Sergipe, ficando atrás apenas da capital Aracaju no ranking geral. Os principais destaques ficaram com os pilares de Segurança, Meio Ambiente, Capital Humano, e Inovação e Dinamismo Econômico. Em todos eles a Cidade Mãe ficou na primeira colocação no estado.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: ascom/PMSC