
Lizaldo Vieira nasceu em 8 de março de 1956 em Siriri-SE, e foi criado em Capela, onde morava atualmente – Foto: arquivo/pessoal
O velório do corpo de Lizaldo Vieira será realizado na Osaf, na cidade de Capela, a partir das 19h desta segunda-feira. O sepultamento está marcado para as 10h desta terça-feira, 8 de julho, também em Capela.
Lizaldo fez carreira como funcionário da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde exerceu diversos cargos e foi lotado em várias unidades, entre elas: Departamento de Direito, Centro de Ciências Humanas, Prefeitura do Campus, Departamento de Administração Acadêmica, Divisão de Patrimônio, Centro de Educação a Distância (CESAD) e Horto Florestal, onde atuou como chefe.
Ainda como servidor da UFS, foi dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFS (SINTUFS) e representou a categoria nos Conselhos Superiores da instituição (CONSU e CONEPE).
Na militância social, Lizaldo Vieira foi um dos fundadores do Movimento Popular Ecológico de Sergipe (MOPEC), ao lado de nomes como Sérgio Borges, Reginaldo Carlos e a jornalista Kátia Santana.
Também foi integrante, coordenador e cofundador do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, iniciativa voltada para o planejamento urbano e que reúne lideranças como Emanuel Rocha, José Firmo, Sérgio Araújo, Cláudio Barreto (Cachucha), Sormane Araújo e Joseilton Nery.
Lizaldo ganhou projeção nacional, chegando a integrar a Coordenação Nacional da Rede de ONGs da Mata Atlântica.
Na política partidária, foi um dos fundadores do Partido Verde (PV) em Sergipe, junto com o professor José Araújo, Paulo Dantas Sobral, Reinaldo Nunes, Luís Fernando, Wilson Silva, entre outros. Pelo PV, Lizaldo foi candidato a vereador na primeira eleição da legenda, já residindo no conjunto Augusto Franco, e obteve 150 votos.
Na eleição seguinte, em 1996, foi convidado a se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT), pelo qual disputou novamente uma vaga na Câmara Municipal, alcançando uma expressiva votação. Lizaldo ainda foi candidato a vereador e a deputado estadual pelo PT em pleitos posteriores. Em 2024, concorreu a uma cadeira na Câmara Municipal de Capela, também pelo Partido dos Trabalhadores.
Além de sua trajetória política e sindical, Lizaldo Vieira era poeta e autor do livro de poesias Travessia de um Deserto, lançado em 14 de dezembro de 2023.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Por José Firmo