Parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis — conhecida como ‘Igreja de Ouro’ —, localizada no Centro Histórico de Salvador, na Bahia, desabou na tarde desta quarta-feira (5/2). De acordo com o Corpo de Bombeiros da Bahia, uma mulher morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas.
Segundo os bombeiros, três viaturas foram mobilizadas para o local, onde os militares realizaram buscas por possíveis vítimas adicionais e prestaram socorro aos feridos. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estiveram presentes para auxiliar no atendimento.
Uma turista paulista de 26 anos morreu nesta quarta-feira (5) após o desabamento do teto da Igreja de São Francisco, um dos marcos históricos de Salvador, localizada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho. Segundo informações da Polícia Civil, Giulia Panchoni Righetto, natural de Ribeirão Preto (SP), estava a passeio na capital baiana quando foi atingida pelos destroços e não resistiu aos ferimentos.
O acidente também deixou cinco pessoas feridas, entre elas uma outra turista. As vítimas receberam atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros, sendo encaminhadas a uma unidade de saúde.
Segundo as autoridades, todos sofreram ferimentos leves e não correm risco de morte.
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) abriu investigação para apurar as circunstâncias do acidente. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionados e os laudos periciais serão fundamentais para esclarecer as causas do desabamento
Confira a nota do Corpo de Bombeiros na íntegra:
“Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas após o desabamento do teto da Igreja São Francisco de Assis, no Pelourinho, na tarde desta quarta-feira (5). Três viaturas de bombeiros permanecem no local atendendo as vítimas e realizando buscas na área. Equipes do Serviço e Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão no local e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado”.
Imagens do desastre
Imagens registradas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) mostram os escombros dentro da igreja, com destroços de madeira espalhados pelo espaço destinado aos fiéis. A Igreja de São Francisco, construída entre os séculos XVII e XVIII, é considerada uma das “Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo”.
A igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As causas do desabamento ainda são desconhecidas. O Correio solicitou um posicionamento ao Iphan. Até a publicação da reportagem, o órgão não respondeu.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: Correio da Bahia