A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria de Governo e Gestão (Segov), iniciou ontem (20), o período de cadastramento para o Transporte Universitário gratuito, que atenderá estudantes do Ensino Superior e Técnico Profissionalizante residentes no município em 2025. As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de janeiro, através do formulário on-line disponível no site oficial da prefeitura. Inicialmente, serão disponibilizadas 600 vagas, além da formação de cadastro reserva.
O programa garante prioridade às pessoas com deficiência (PCD) e moradores de menor renda per capita comprovada por meio da Folha de Resumo do Cadastro Único. No entanto, as inscrições estão abertas para todos os universitários que precisem do serviço, com livre concorrência das vagas remanescentes após habilitação dos candidatos prioritários. O transporte terá início no dia 10 de março.
Embora não haja obrigatoriedade legal para a realização desse serviço, a administração municipal mantém o Transporte Universitário com recursos próprios, entendendo a importância dessa oferta para que os estudantes de São Cristóvão possam ter acesso facilitado aos locais de ensino, garantindo a eles um horário regular, segurança e conforto na ida e na volta das instituições acadêmicas. Ao todo, somente no ano passado, o município investiu mais de R$ 2 milhões.
“A oferta do Transporte Universitário é uma liberalidade da Prefeitura de São Cristóvão. Continuamos tendo a educação como um dos pilares fundamentais da cidade e financiamos esse serviço com recursos próprios. Nosso objetivo é proporcionar aos estudantes universitários da cidade um deslocamento com mais conforto e segurança, oportunizando o acesso à educação superior para todos”, explica o secretário de Governo e Gestão de São Cristóvão, Marcos Santana.
Para realizar o cadastro, é necessário apresentar os seguintes documentos: comprovante de matrícula na instituição de ensino, comprovante de residência com até 90 dias de emissão, documento de identificação com foto (RG, CPF, CNH ou CTPS), título de eleitor e a folha de resumo do Cadastro Único. Esses documentos serão enviados no ato do cadastro on-line e a ausência ou incompletude de deles acarretará no não credenciamento do candidato.
Após o término das inscrições, a Segov disponibilizará as rotas, pontos e horários de embarque e desembarque com base nas informações fornecidas durante o cadastro. Os dados serão divulgados aos inscritos por meio do site oficial e das redes sociais da Prefeitura. Para utilizar o transporte, será obrigatória a apresentação da Carteira de Transporte Universitário Digital, que será disponibilizada após o preenchimento das vagas.
O transporte universitário funcionará nos períodos matutino, vespertino e noturno, oportunizando o deslocamento dos estudantes até as instituições de ensino superior ou técnico profissionalizante incluídas nos itinerários definidos pelo Município, conforme informado no formulário de cadastro. As rotas foram planejadas com base no histórico de execução do programa em anos anteriores, visando atender às principais demandas dos estudantes da maneira mais eficiente.
CadÚnico
O Cadastro Único é uma ferramenta do Governo Federal criada para identificar e caracterizar famílias de baixa renda em todo país, possibilitando o acesso a diferentes programas sociais. A Folha Resumo do CadÚnico, dessa forma, funciona como comprovação para os requisitos da oferta de transporte, reunindo informações de endereço, renda per capita e componentes da família, com o respectivo Número de Identificação Social (NIS) e data de nascimento da pessoa cadastrada.
Qualquer família com renda de até meio salário mínimo por pessoa pode se cadastrar, sendo necessário que o responsável pelo grupo familiar vá pessoalmente a um posto de atendimento, levando documentos de todos os membros da família, incluindo CPF e comprovante de residência, preferencialmente a conta de luz. Cada pessoa deve ser cadastrada com a sua respectiva família. Quem mora sozinho também pode realizar o cadastro.
Aqueles que possuem dúvidas ou desejam realizar a inscrição no CadÚnico podem buscar informações na sede do programa, que está localizada na Rua Deputado Ulices Andrade, n° 197, Rosa Elze, ou em um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. O Cras São Cristóvão fica na Avenida Irineu Neri, n° 420, Centro. Já o Cras Gilson Prado Barreto está situado na Rua vinte e quatro, 110, Eduardo Gomes. Os locais funcionam das 07h às 16h.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: ascom/PMSC