Dos 3,18 milhões de estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2024, apenas 12 tiraram nota mil na redação, que teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Dos 26 estados brasileiros, apenas 9 tiveram alunos com a nota máxima –além do Distrito Federal, que também se destacou. E desses 12 participantes que garantiram o mil, 8 são mulheres. A matéria foipublicada originalmente no Portal Terra.
A média de proficiência da redação, que leva em conta as notas de todos os participantes, foi de 660 pontos nesse ano. Por outro lado, a média geral do exame, que inclui as áreas de conhecimento e a redação, ficou em 546 pontos.
Foram registrados alunos com nota mil na redação em Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo, um por Estado. Já no Rio de Janeiro e em Minas Gerais foram dois estudantes com a nota máxima, sendo que um dos alunos de Minas Gerais era da rede pública. O restante é da rede privada.
Confira quem são:
Maceió, Alagoas – Marina Vieira Almeida Lima, de 17 anos
Marina concluiu o Ensino Médio em 2024, no Colégio Elite, no Antares, e fez um cursinho preparatório focado em redação.
Jaguaribe, Ceará – Elivando Rodrigues
Elivando, graduado em Letras, é professor de Redação e Linguagens. Nas redes sociais, ele compartilhou sobre a conquista. Contou ter atualizado a página de divulgação da nota várias vezes, para ter certeza que era real. “E realmente veio o mil!”. Para ele, foi uma surpresa muito boa.
“Eu não fiz como aluno. Então você que é aluno, não se compare. Não sou aluno, sou professor. Mas acho que o mil ainda é importante pra mim”, disse, por entender que a nota pode trazer visibilidade e relevância ao seu trabalho. “Para os meus alunos é uma forma da gente confirmar o que estamos vendo em sala de aula. Funciona”.
Brasília, Distrito Federal – Melissa Goelzer, de 19 anos
Em entrevista ao Terra, ela contou que essa foi a segunda edição do Enem que fez. Melissa se formou em 2023 no Colégio Militar de Brasília (CMB) e, naquele ano, ficou com 920 na redação. Seu sonho era cursar Medicina e, em busca de resultados melhores, fez cursinho ao longo do ano passado.
Ela gosta muito de ler e imagina que isso tenha ajudado na escrita durante as provas. “Sempre foi muito fácil pra mim porque eu leio muito”, comentou.
O que a estudante usou no repertório foi uma palestra da escritora nigeriana Chimamanda Adichie, referente ao livro O perigo de uma história única, que ela assistiu em meio aos meses de estudo e que a marcou. “Sempre ficou na minha cabeça essa obra, e acabou que foi o encaixe perfeito pra minha redação”.
Quando ela soube que tinha conquistado a nota mil, disse que não conseguiu se conter. Ela estava na praia e gritou para sua mãe a notícia. “Tá todo mundo muito feliz aqui”, celebrou.
Goiânia, Goiás – Nome ainda não confirmado.
São Luís, Maranhão – Danilo Oliveira Batista, de 35 anos
Danilo, um apaixonado por literatura, é autor de dois livros: Sons no Deserto e Verniz e outras histórias. Nas redes sociais, ele agradeceu às mensagens de parabenização e disse estar muito feliz com tudo que aconteceu.
“A nota da redação é uma grande conquista. E eu estou muito feliz também de representar o Maranhão”, disse. Formado em Odontologia há dez anos, Danilo segue com o sonho de cursar Medicina.
Belo Horizonte, Minas Gerais – Nome ainda não confirmado.
Virginópolis, Minas Gerais – Samille Malta, de 19 anos
Samille é a única estudante de escola pública que tirou a nota máxima na redação do Enem 2024. Ela concluiu o ensino médio no Colégio de Aplicação (Coluni) da Universidade de Viçosa (UFV). Além disso, ela também estudou em um cursinho online.
Belo Jardim, Pernambuco – Camila Ellen Gonzaga, de 19 anos
Camila concluiu o Ensino Médio em 2022, em uma escola particular. Desde então, como sonho de cursar Medicina, tem participado das edições do Enem. Camila também estudou em um cursinho online preparatório.
Niterói, Rio de Janeiro – Clara Oliveira
“Ainda estou sem acreditar”, disse Clara em mensagem enviada ao curso preparatório de redação que fez. Seu objetivo é cursar Medicina.
Baraúna, Rio Grande do Norte – Anna Beatriz Rebouças, de 21 anos
Essa é a sétima vez que Anna, que sonha em cursar Medicina, fez a prova. Desde 2019 ela faz parte de um cursinho em Mossoró.
Emocionados, seus pais compartilharam uma homenagem à jovem nas redes sociais. “Você não representa esses 1.000, minha filha. Você é muito mais que uma nota. Nem a infinitude dos números conseguem expressar qual sua nota para mim”, escreveram.
Araçatuba, São Paulo – Sabrina Ayumi Alves, de 18 anos
Sabrina concluiu o Ensino Médio em 2024 na Escola Thathi. Essa, portanto, foi a primeira vez que ela prestou a prova “pra valer”. Antes, no primeiro e segundo ano do colegial, era treineira. Nas redes sociais, ela contou que treinava semanalmente a redação.
E teve uma 12ª nota mil no Enem, que foi registrado por participante no Rio de Janeiro. Porém, o nome não foi divulgado.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: Portal Terra