Nesta segunda-feira (2), o concurso público da Polícia Militar de Sergipe (PMSE) para os cargos de Soldado Combatente e Oficial Combatente foi suspenso pela justiça por não disponibilizar vagas para pessoas com deficiência (PcD).
A medida liminar aconteceu após o Ministério Público de Sergipe ajuizar uma ação civil pública de urgência, alegando que não foi cumprida a reserva mínima de 5% das vagas para PcD.
A justiça determinou que os editais devem ser republicados em até 10 dias, com sua adequação aos termos do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n° 13.146/2015 e Decreto n° 9.508/2018).
Também ficou determinado que, a partir da republicação dos editais, seja assegurado igual prazo de inscrição aos candidatos e candidatas interessados, conforme previsto originalmente nos instrumentos convocativos.
Em nota, a PMSE argumentou que a ausência de vagas para PcD é justificada pela natureza estritamente operacional dos cargos.
“Essas funções exigem plena aptidão, fundamentais para o desempenho de atividades como porte de arma, uso da força, técnicas de abordagem, defesa pessoal e atuação em unidades de alta complexidade, como o Comando de Operações Especiais, Caatinga e Policiamento de Choque”, explica a nota.
A PMSE ainda reforça que essas exigências não configuram discriminação, mas sim medidas essenciais para garantir a segurança do próprio candidato e a eficiência das operações policiais.
Na corporação de Sergipe, todos os policiais militares, inclusive os que desempenham funções administrativas, são convocados para atuar em atividades de campo em grandes eventos e operações.
O concurso
O concurso público da PMSE ofereceu inicialmente 335 vagas, distribuídas entre os cargos de soldado combatente (300 vagas), oficial combatente (30 vagas) e oficiais da área de saúde (5 vagas).
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: A8SE.com.br