Novembro é um mês importante para campanhas de prevenção e conscientização sobre problemas de saúde, entre eles a diabetes, que tem se destacado como um problema de saúde pública. De acordo com o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil é o 5º país em incidência da doença, com 16,8 milhões de adultos diagnosticados, atrás apenas de China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. Estima-se que, até 2030, esse número possa chegar a 21,5 milhões. Esse aumento é amplamente atribuído ao diabetes tipo 2, impulsionado por fatores como obesidade, dietas inadequadas e falta de atividade física.
O diabetes tipo 2 é a forma mais comum da doença, caracterizada por altos níveis de glicose no sangue ou hiperglicemia. Essa condição ocorre devido à resistência do corpo à insulina ou à produção insuficiente do hormônio pelo pâncreas. Embora muitos especialistas considerem essa doença incurável, novas pesquisas indicam que mudanças de hábitos, dentre outros, podem ajudar a reverter a condição em algumas pessoas.
Com base em estudos recentes, várias clínicas, como a Dr. DM2 Diabetes, estão oferecendo tratamentos que visam a reversão do diabetes tipo 2 e a normalização dos níveis de glicemia. Essas abordagens incluem uma equipe multidisciplinar terapias integrativas e um acompanhamento minucioso semanal, que envolve análise de exames laboratoriais e clínicos, além de monitoramento da evolução por meio de testes de Volume de Oxigênio Máximo (VO2).
“A reversão da diabetes é documentada há bastante tempo, com ampla referência em livros, estudos e artigos científicos. Todo o trabalho que realizamos é fundamentado em pesquisas científicas e na literatura médica”, explica o Dr. Matheus Almeida, biomédico da unidade de Aracaju da clínica Dr. DM2 Diabetes, que se especializa no tratamento de diabetes tipo 2 e pré-diabetes.
Tratamento
Na clínica Dr. DM2 Diabetes, a principal meta do tratamento é a remissão da doença. Os protocolos têm uma duração média de 12 semanas e incluem para procedimentos para desinflamação, aumento da imunidade, da oxigenação e circulação sanguínea, entre outros. Durante esse período, os pacientes recebem acompanhamento semanal e orientações sobre a melhor alimentação para recuperar a saúde metabólica e manter o controle da glicemia.
“A reversão é monitorada por exames específicos ao longo de 90 dias. Antes de iniciar o tratamento, realizamos exames de sangue detalhados para personalizar o protocolo. Ao longo do tratamento, fazemos uma avaliação inicial, uma avaliação intermediária para ajustar conforme a resposta do organismo e, ao final, um exame para confirmar a reversão”, detalha Almeida.
Ele destaca que o tratamento oferecido na clínica complementa o tratamento médico tradicional, com foco na reeducação alimentar e mudanças de hábitos. “Ao iniciar o tratamento, o paciente recebe um acompanhamento cuidadoso, essencial para o controle da diabetes tipo 2. À medida que o metabolismo se restabelece e as taxas se normalizam, o médico pode reavaliar a necessidade de manutenção da medicação”, conclui.
Sobre a Dr. DM2 Diabetes
A Dr. DM2 Diabetes é uma rede especializada no tratamento de diabetes tipo 2 e pré-diabetes 2, que tem como propósito devolver qualidade de vida e esperança aos portadores da doença. A clínica tem como missão ser fonte de esperança para o diabético, prestar um atendimento com excelência e melhorar a qualidade de vida dos clientes por meio de recursos humanos, científicos e práticas integrativas.
A rede de franquias está presente em 10 estados do Brasil e é referência nesse segmento, com uma abordagem que visa não só controlar a doença, mas alcançar a remissão em muitos casos, sem o uso de medicamentos, apenas com terapias naturais e orientações alimentares personalizadas. Comandada pelos empresários Anderson Araújo e Viviane Lins, a unidade Aracaju é a primeira em uma capital no nordeste e está localizada na Rua Arauá, n° 882, bairro São José. Mais informações podem ser obtidas pelo site doutordm2diabetes.com.br e no perfil da unidade Aracaju nas redes sociais (@doutordm2diabetesaracaju).
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Da Assessoria de Imprensa