Mais uma pesquisa do Instituto Franca perde o direito na justiça de ser publicada. Através do Processo nº 0600428-76.2024.6.25.0004 ficou decidido, em sede liminar, a impugnação da última pesquisa divulgada pelo Instituto Franca de Pesquisas Ltda. A ação foi ajuizada pela Coligação Para Boquim continuar no caminho certo: Solidariedade – PL – Federação PSDB CIDADANIA (PSDB/CIDADANIA) na 04ª Zona Eleitoral de Boquim.
De acordo com os fundamentos da ação, a pesquisa nº SE-06897/2024 não atendeu aos critérios necessários para ser divulgada. “Aponta que a pesquisa realizada não atendeu a todos os critérios técnicos requeridos pela Resolução 23.600/2019 do Tribunal Superior Eleitoral, diante de sua situação irregular da representada por não cadastrada no Conselho Regional de Estatística da 5ª Região, pelo grande porte da pesquisa e curto período de entrevistas, irregularidades no plano amostral e levantamento indevido de dados e informações sobre a aprovação do atual prefeito”, observa a representação pedida pela Coligação Para Boquim continuar no caminho certo.
A pesquisa mostrava uma suposta virada no quadro eleitoral do Município do candidato pela Coligação Uma nova história para Boquim: PSD – PSB – UNIÃO, Jackson do Mangue Grande (PSD), em primeiro lugar, à frente do seu concorrente, Juquinha das Plantas (Solidariedade). Tanto na espontânea, quanto na induzida, os dados colocavam Jackson três pontos em vantagem do seu concorrente, algo que deixou todos surpresos.
A pesquisa teve grande repercussão na mídia local, chegando a ser divulgada por uma emissora de Rádio da Capital sergipana. Sites de notícias também deram relevância a possibilidade de Jackson ultrapassar Juquinha no número de votos. Mas, mesmo assim, a população de Boquim ficou com “uma pulga atrás da orelha”, até mesmo porque um dia antes dela ser divulgada, no domingo, 02 de setembro, o candidato Juquinha levou uma multidão para as ruas de Boquim, em uma passeata comemorativa.
Em outra pesquisa, esta realizada ainda no período pré-eleitoral por outro instituto (AMPLA), Juquinha obteve 17 pontos à frente do rival, Jackson do Mangue Grande. Uma margem muito grande, que deixa claro a irregularidade da pesquisa apresentada recentemente. O Instituto Franca de Pesquisas Ltda, que já teve enfrentou diversos problemas com a Justiça Eleitoral por causa de pesquisas irregulares, ainda pode recorrer da decisão judicial e manter a feita em Boquim validada.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Da assessoria