Na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, neste domingo (8), o Itabaiana conquistou uma grande vitória por 1 a 0 contra Retrô, na primeira partida das semifinais do Campeonato Brasileiro da Série D.
O time sergipano veio para a partida muito bem armado, e jogando no erro pernambucano. E fez 1 a 0 com Cleiton aos 27 minutos. Depois disso, o Retrô foi somente ataque no resto do jogo, mandou duas bolas na trave no segundo tempo, e com o goleiro Jefferson, um dos melhores em campo, se constituindo num “paredão”.
Com esse resultado, o Tremendão sergipano jogará pelo empate na partida da volta semana que vem no estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana para ser finalista da Série D. Ao Fênix de Camaragipe, resta vencer fora de casa por um gol de vantagem para levar aos penais ou mais de um gol para se classificar. Lembrando que ambos estão com vaga garantida em 2025 no Brasileiro da Série C, ao lado de Anápolis e Maringá, que fazem a outra semifinal.
A partida começou com tudo na Arena Pernambuco. Aos quatro minutos Radsley cruzou e Rennan desviou de cabeça com a bola raspando a meta de Jefferson em chegada do Retrô. O Tremendão respondeu aos sete com um chute perigoso de Jupi defendido por Darley. Nesse ritmo intenso, aos nove, Richard Franco cara a cara com Jeferson perdeu outra boa chance para Retrô. Logo em seguida, Giva livre depois do cruzamento tentou mas pegou de canela e desperdiçou chance para o Fênix de Camaragibe aos 13 minutos.
Após 15 minutos muito bons, “lá e cá” no ataque dos dois times, a partida teve uma queda no ritmo no seu segundo terço, com muita marcação. Aos 26, Radsley cobrou uma falta rasante que passou perto do gol de Jeferson, goleiro do Tremendão. E Aos 27 minutos o Itabaiana fez 1 a 0 com Cleiton escorando de cabeça num cruzamento da esquerda do time sergipano, sem chance para Darley.
O gol obrigou o Fênix a se arriscar mais ainda, e Toty bateu firme aos 30 e a bola passou perto da meta sergipana; Rennan arriscou o chute aos 33 e a bola raspou a meta do Itabaiana aos 33 minuto. Nesse diapasão, com o Fênix tentando de todo jeito e o Tremendão se defendendo bem e ameaçando nos contra ataques, o primeiro tempo terminou com vitória parcial do Itabaiana na Arena Pernambuco por 1 a 0.
Retrô pressiona e Itabaiana se segura.
O Retrô apetando o Itabaiana no segundo tempo em busca da igualdade. Aos quatro minutos Diego Guerra tentou o chute mas sem direção; Radsley cobrou falta ensaiada aos nove e a bola passou perto da meta de Jefferson; dois minutos depois, Mascote bateu cruzado e o goleiro do Tremendão sergipano defendeu com segurança. Aos 14 minutos o Retrô perdeu um gol incrível com Giva que quase deitado mandou na trave, depois que Toty dividiu com a defesa sergipana. Aos 18 minutos Radsley tentou de fora da área a assustou Jefferson. O Itabaiana assustou aos 20 com Kauã entrando rápido e quase fazendo o segundo para o time sergipano.
O Fênix de Camaragibe seguiu colocando pressão no Itabaiana nos 15 minutos finais, buscando a todo momento o gol de empate. Aos 36 minutos, Radsley,um dos melhores em campo, ao lado do goleiro Jefferson, arriscou um chutaço de fora da área e carimbou o poste sergipano, quase empatando. Aos 40 minutos o Lenan cruzou bem e Fialho deu um toque sutil, mas Jefferson defendeu milagrosamente e mais uma vez.Fialho ainda tentou nos acréscimos, mas o jogo ficou assim na Arena Pernambuco com vitória do Itabaiana por 1 a 0.
Próximo jogo
Itabaiana e Retrô fazem a segunda semifinal do Brasileiro da Série D, jogando 16h no estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana.
Retrô:
Darley;Michel Bennech e Rennan (Leonan) e Toty;
Luisinho (Fialho), Alencar, Diego Guerra (Lucas Silva), Richard Franco (Mascote) e Radsley; Esquerdinha e Giva (Renato Henrique).
Técnico: Itamar Schülle
Itabaiana:
efferson;Gabriel Araújo, Gustavo Fagundes e Caran; Chiquinho, Henrique, Cleiton (Marlon) e Tarcisio (Kauã) e Leo Carvalho (Kadu Barone); Leilson (Jean Henrique) e Jupi (Joao Vitor).
Técnico: Roberto Cavalo
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Rivail Oliveira, do Futebol Interior