O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgaram nesta quarta-feira (14), o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023. Em Sergipe, São Cristóvão foi o maior destaque nos anos iniciais, subindo de 5.1 na última avaliação, em 2021, para média 6.4, colocando o município na primeira posição entre todas as cidades sergipanas. A média de São Cristóvão também superou a nacional, que neste ano foi de 6.0.
O município também melhorou consideravelmente a classificação nos anos finais, saindo da 14ª para a 3ª colocação no estado de Sergipe.
A elevação da nota de São Cristóvão reflete um avanço significativo e uma melhora contínua na qualidade da educação oferecida no município. Em 2017, início da atual gestão, a educação do município ocupava o4 9º lugar em todo estado. Para alcançar o topo do ranking estadual, nos últimos sete anos, a administração municipal implementou uma série de medidas abrangentes, que incluem políticas de valorização tanto dos professores quanto dos alunos, com reajuste salarial dos professores, investimentos na infraestrutura das escolas, material didático, bem como a capacitação contínua dos profissionais que compõem a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Além disso, foram adotados programas como o “Meu Primeiro Lanchinho” para garantir a alimentação adequada dos estudantes, medidas para melhorar o transporte escolar e investimentos na modernização das escolas.investimento programado em qualificação de corpo docente, concurso público, projeto pedagógico e reforma nas escolas resultou numa melhoria significativa no ensino municipal.
O prefeito Marcos Santana comemorou a conquista do primeiro lugar e destacou o impacto positivo para a comunidade. “Esse é um momento de grande alegria para todos nós. A educação sempre foi uma prioridade para nossa gestão, e quando assumi, em 2017, disse que queria que minha cidade fosse reconhecida como uma Cidade Educadora, e conseguimos, hoje temos a melhor educação de Sergipe. Quero agradecer a todos que contribuíram para esse avanço e reafirmar nosso compromisso de continuar trabalhando para melhorar ainda mais a qualidade da educação em São Cristóvão.”
A Secretária Municipal de Educação, Deise Barroso, também expressou sua satisfação com o resultado. “Estamos extremamente orgulhosos com o resultado que alcançamos. A elevação na nota do Ideb é fruto do trabalho árduo e da dedicação de nossos professores, alunos e gestores escolares. Continuaremos investindo em nossa educação para garantir que nossos alunos tenham as melhores oportunidades de aprendizado possível.”
Escolas
No município, as escolas que obtiveram os melhores resultados neste ano foram a EMEF Dr Lourival Batista que em 2021 tinha média de 4.5 e saltou para 7.2; EMEF Ruth Dulce de Almeida que saiu de 5.4 para 7.1; e a EMEF Prof. Izidória Mendes Cruz que tinha 4.9 e neste ano alcançou 6.9.
Ideb
O Ideb é composto por dados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb. Ele é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: ascom/PMSC